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Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Sex | 18.10.19

Os 10 Mandamentos da Beleza

Os 10 Mandamentos da Beleza

 

Os 10 Mandamentos da Beleza:

1) Aceitar-te-ás tal como és, com as Perfeitas Imperfeições que te tornam único e não Kardashian.

2) Respeitarás a tua pele e dela cuidarás, nem que seja preciso acordar meia hora mais cedo ou deitar meia hora mais tarde de forma a garantires que aplicas todos os teus cremes.

3) Dormirás o necessário para descansar o corpo e a mente, por isso o tempo que precisarás a mais para cuidar da pele será roubado a procedimentos inúteis como divagações, reclamações, julgamentos, críticas, auto-críticas, scrolling pelas redes sociais (que inconscientemente geram todas as anteriores) e certos programas de televisão.

4) Respeitarás o teu corpo e transpirarás todas as toxinas que nele se forem acumulando independentemente das tentativas de sabotagem da Perguicite Aguda Mental.

5) Terás uma alimentação saudável e equilibrada e estarás aberto a experimentar diferentes tipos de frutas, legumes e especiarias com nomes estranhos conhecidos no geral como Superalimentos para beneficiar das suas maravilhosas propriedades.

6) Desligarás os filtros de luz azul do telemóvel, computador e tablet porque a saúde e a beleza dos teus olhos e da tua pele são muito mais importantes do que a beleza de qualquer imagem eletrónica.

7) Aplicarás protetor solar no rosto todos os dias, mesmo nos chuvosos e frios em que sais de casa camuflado com uma gola alta puxada até à testa e um gorro grosso enfiado até ao nariz.

8) Resistirás à tentação de escarafunchar borbulhas.

9) Partilharás as tuas Dicas de Beleza com amigos e familiares mas sem impôr nada a niguém, assim como agradecerás pelas Dicas que te derem sem que as tenhas pedido e não te deixarás irritar por isso nem te sentirás obrigado a implementá-las.

10) Manter-te-ás fiel a ti próprio e respeitarás o próximo porque a Beleza Exterior espelha sempre a maior beleza de todas: a Beleza Interior.

 

Não precisamos de ser tão rígidos connosco próprios. Ninguém é perfeito. Diz-se muito sobre o tema da Beleza, ouvem-se mezinhas mirabolantes e escrevem-se conselhos contraditórios, mas a verdade é que as coisas não são a preto e branco, há uma inúmera paleta de tons cinzentos pelo meio e é no meio que está o equilíbrio. Este caminho do meio é um caminho mais leve e alegre, menos sério e carrancudo. Não precisamos de levar a vida tão a sério, podemos brincar e divertirmo-nos com os nossos Rituais de Beleza :)

Qua | 02.10.19

10 Melhores Alimentos Para a Pele

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Uma alimentação saudável reflete-se numa pele saudável.

Embora a alimentação não seja responsável pela doença nem pela cura de problemas de pele como Acne, Rosácea, Dermite Seborreica, Psoríase ou Envelhecimento, ela tem um grande impacto na sua evolução para melhor ou pior, mas mesmo para quem não tem problemas de pele a alimentação é importante para a manter saudável.

Alguns dos nutrientes mais importantes para a pele que existem nos alimentos são:

Vitamina A - é importante para a produção de melanina (pigmento castanho que dá cor à pele e a protege da radiação UV), estimula as defesas da pele e promove a diferenciação celular, ajudando assim a manter os tecidos estruturados, funcionais e saudáveis;

Vitamina C - antioxidante* com papel importante na produção do colagénio, estimula o sistema imunitário e os nossos sistemas internos de desintoxicação.

Vitamina E - antioxidante* com papel importante na proteção contra a peroxidação lipídica (oxidação dos ácidos gordos provocada pelo ataque de radicais livres levando à morte celular, o que resulta na perda de elasticidade da pele e da sua capacidade de regeneração); potencia a ação do beta-caroteno e a sua atividade é potenciada pela Vitamina C e pelo selénio.

Ómega 3 - tem acção anti-inflamatória (muitos problemas de pele como a Acne, Dermatite Atópica e Psoríase têm como base processos inflamatórios) e retarda os sinais de envelhecimento provocado pelo sol.

Beta-caroteno - pigmento que confere cor amarela e laranja a frutas e vegetais e que tem uma acção anti-oxidante* e pró-vitamínica A (o nosso organismo consegue converter o beta-caroteno em vitamina A quando é necessário).

Licopeno - pigmento lipossolúvel que confere cor vermelha a frutas e vegetais e possui uma atividade antioxidante*.

Polifenóis - são um grupo de moléculas naturalmente presentes em plantas com acção antioxidante, anti-inflamatória, fotoprotetora e anti-cancerígena para a nossa pele.

Zinco - participa numa infinidade de processos indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo e, portanto, também na nossa pele, destacando-se aqui a sua acção na cicatrização, na replicação celular, na produção de sebo, na regulação hormonal e do sistema imunitário e anti-inflamatória.

Fibras e probióticos - os probióticos são bactérias semelhantes às da nossa flora natural que nos protegem das infecções por bactérias patogénicas, sendo as fibras o seu alimento; também previnem a inflamação intestinal e consequentemente os seus sintomas sistémicos como inflamações, infecções e envelhecimento prematuro da pele.

 

*Os antioxidantes são substâncias que conseguem combater os radicais livres e prevenir os seus danos no organismo. Os radicais livres são moléculas altamente reativas produzidas no nosso organismo ou provenientes do exterior (tabaco, poluição, radiação UV) que danificam o ADN e estão na origem de inúmeras doenças, processos inflamatórios e envelhecimento acelerado. 

 

Aqui fica o Top 10 dos Melhores Alimentos Para a Saúde da Pele:

1) Cenoura - rica em beta-caroteno e fibra.

2) Tomate - rico em licopeno e vitamina C.

3) Azeite - rico em ómegas e vitamina E.

4) Abacate - rico em ómegas e vitamina E.

6) Mirtilos - ricos em vitamina C, polifenóis e muitos outros antioxidantes (cerca de 13 mil moléculas diferentes).

6) Maçã - rica em fibras, polifenóis e viamina C.

7) Melancia - rica em licopeno, beta-caroteno, vitamina C e água.

8) Iogurte de amêndoa sem açúcar adicionado - contém aminoácidos (essenciais para a produção de colagénio), ómegas, zinco e probióticos.

9) Sementes de linhaça - contém fibras, ómegas, zinco e aminoácidos.

10) Água - fundamental para o bom funcionamento de todos os órgãos, e a pele é o nosso maior órgão.

 

Experimenta incluir estes alimentos diariamente na tua dieta e terás uma pele mais saudável, bonita e jovem :)