Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Sab | 12.01.19

5 Formas de Melhorar o Conforto do Rosto no Inverno

Mais Conforto, Mais Alegria!

 

Com o frio e o vento, a pele que está mais exposta (rosto e mãos) ressente-se. Pode ficar desconfortável, com uma sensação de repuxar ou arrepanhar, pode descamar, ficar mais vermelha, ou vincarem-se as linhas de expressão. O frio também agrava problemas pré-existentes como a Rosácea ou a Dermite Seborreica. Isto acontece porque as células produtoras de gordura reduzem a sua atividade e os vasos sanguíneos contraem-se, ou seja, há uma diminuição da quantidade de nutrientes e gordura na pele. Sem gordura, a pele perde água (e no Inverno também tendemos a beber menos água). Como estes elementos são essenciais à sua função barreira, a pele fica desprotegida.

Assim sendo, vamos lá reforçar as defesas da nossa pele durante os meses mais frios!

 

5 Formas de Melhorar o Conforto do Rosto no Inverno

Podem escolher apenas uma ou experimentar conjugar várias destas opções até sentirem o conforto e os resultados pretendidos. Inclusive podem pô-las todas em prática ao mesmo tempo, que é o que eu faço :)

 

1) Alterar os Produtos de Limpeza

Nesta altura optem pelos que não fazem espuma e que incluem ingredientes nutritivos. O meu conselho é: se normalmente usam água micelar, passem para o leite micelar; se normalmente usam um gel, mousse ou espuma de limpeza, alterem para um óleo ou bálsamo de limpeza. Um segredo que fica aqui entre nós: finalizem este passo com a Loção Gelificada da Lierac - deixa um conforto do outro mundo!

Limpeza

Exemplos: Óleo Micelar MartidermLeite Desmaquilhante CaudalieLoção Gelificada Lierac

 

2) Alterar a textura do Creme Hidratante

Se já tinham ouvido dizer que no Inverno devemos usar um creme diferente do Verão, ouviram bem. No Verão usamos texturas mais leves, que não dão proteção suficiente a uma pele exposta ao frio. Para aumentar as defesas da pele contra esta agressão devemos usar um creme hidratante com uma textura mais nutritiva. Mas atenção para não exagerarem na quantidade de gordura que dão à vossa pele - escolham uma textura apenas um grau acima do vosso tipo de pele. Ou seja, se têm pele mista passem para um creme de pele seca; se têm a pele seca escolham um de pele muito seca. As peles com problemas, como Acne e Dermite Seborreica, devem aconselhar-se primeiro com um profissional de dermatologia ou dermocosmética.

Creme

Exemplos: Nutribaume SOS Lierac, Resverarol-lift Caxemira Caudalie, Creme Rico Hidratante Jowaé

 

3) Atuar em Profundidade

Como a pele não está a receber os nutrientes nas quantidades que precisa (devido à vasoconstrição que ocorre nas camadas mais produndas), é benéfico reforçar este aporte com produtos que atuem em profundidade, como séruns e/ou ampolas específicos. Assim vamos conseguir aumentar a hidratação, as defesas e ainda reparar os danos causados pelo frio.

Profundidade

Exemplos: Photo-age Martiderm, Proteos Hydra Plus Martiderm, Sérum Hydragenist Lierac

 

4) Aumentar o Aporte de Ácido Hialurónico

O ácido hialurónico é uma molécula naturalmente presente na nossa pele que consegue reter até 10 vezes o seu peso em água. Não basta beber muita água, também precisamos de ter uma quantidade suficiente destas moléculas para reter essa água dentro das nossas células e assim aumentarmos a hidratação da nossa pele. Experimentem a Bruma da Lierac, que deposita o ácido hialurónico à superfície, em profundidade e ainda estimula a nossa pele a produzir mais - sou fã! Dica: agitem bem antes de usar e pulverizem à distância de um braço esticado para apanhar todo o rosto, pois o jato é muito estreito. Outra opção muito eficaz é tomar um suplemento de ácido hialurónico de boa qualidade, como o Expert Hialurónico. Se necessário podem ser feitos ambos.

Ácido Hialurónico

Exemplos: Bruma Lierac, Expert Hialurónico Forté Pharma (em farmácias). Água Healsi: água mineral de nascente portuguesa com pH7 e rica em sílica, com benefícios para a pele (em farmácias).

 

5) Aumentar a Frequência de Máscaras Hidratantes

Se normalmente aplicamos uma máscara hidratante 1 vez por semana, no Inverno devemos aumentar essa frequência para 2 ou 3 vezes por semana. Algumas máscaras em creme, como as da imagem, podem ser deixadas a atuar durante toda a noite, o que potencia os seus resultados. Mas atenção, a quantidade de esfoliações não deve ser aumentada pois desprotege a pele!

Máscaras

Exemplos: Máscaras Hidratantes Caudalie, Lierac e Jowaé

 

Agora que já conhecem as várias formas de melhorar o conforto do vosso rosto durante este período de frio, qual (ou quais) vão experimentar implementar no vosso Ritual de Beleza?

Têm alguma estratégia que queiram partilhar comigo?

Deixem-me saber tudo nos comentários :)

Beijinhos!