Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Ter | 24.05.16

Água de Rosas: Mitos e Verdades

Água de Rosas

Quem aqui limpa a pele com Água de Rosas?

Lembro-me de ser pititi e ficar a observar a minha avó a limpar a pele com água de rosas num disco de algodão. O cheirinho era suave e relaxante e, claro, a minúscula da Rita também queria imitar!

Na altura era muito usada e ainda hoje há quem mantenha este ritual. Mas estará correto...?

 

Vejamos como é obtida a Água de Rosas:

Destilação de pétalas frescas de rosas em água ou diluição de essência de rosas num excipiente hidroalcoólico + Conservantes

 

MITOS:

  • "Serve para limpar a pele" - Não, a água de rosas não tem tensioativos na sua formulação, logo não possui qualquer poder detergente, portanto não limpa a pele.
  • "É suave e não tem químicos" - Para que possa ser usada por um peródo de tempo alargado são adicionados conservantes químicos na sua formulação. Os conservantes são necessários para evitar contaminações microbianas, mas em pessoas sensíveis podem provocar alergias e sabe-se também que o uso cumulativo a longo prazo de algumas destas substâncias, como o fenoxietanol, pode ter efeitos tóxicos. As formulações de água de rosas obtidas através do seu óleo também contêm álcool (mesmo não vindo descrito explicitamente nos ingredientes), que é irritante para a pele.

VERDADES:

  • "É adstringente" - Sim, os taninos da rosa são responsáveis por conferir esta propriedade à água. Os taninos comprimem os tecidos dando a sensação de poros fechados e também têm propriedades antiséticas e cicatrizantes. Portanto pode ser usada como um tónico (não como um produto de limpeza)!
  • "Não tem perfumes adicionados" - Verdade. A própria água de rosas tem a sua fragrância natural, por isso não necessita de adição de mais perfumes. Pode até ser utilizada para perfumar outros produtos em cosmética.

Dica para melhorar o vosso Ritual de Beleza:
Se gostam de Água de Rosas e querem continuar a usá-la, limpem primeiro o rosto com um leite, gel ou óleo de limpeza, lavem com água e só depois é que devem passar a água de rosas embebida num algodão.

 

Qualquer dúvida, comentem ;)
Beijinhos!

3 comentários

Comentar post