Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Água de Rosas: Mitos e Verdades

24.05.16

Água de Rosas

Quem aqui limpa a pele com Água de Rosas?

Lembro-me de ser pititi e ficar a observar a minha avó a limpar a pele com água de rosas num disco de algodão. O cheirinho era suave e relaxante e, claro, a minúscula da Rita também queria imitar!

Na altura era muito usada e ainda hoje há quem mantenha este ritual. Mas estará correto...?

 

Vejamos como é obtida a Água de Rosas:

Destilação de pétalas frescas de rosas em água ou diluição de essência de rosas num excipiente hidroalcoólico + Conservantes

 

MITOS:

  • "Serve para limpar a pele" - Não, a água de rosas não tem tensioativos na sua formulação, logo não possui qualquer poder detergente, portanto não limpa a pele. Poderá servir sim como tónico.
  • "É suave e não tem químicos" - Analisem o rótulo. Se nos ingredientes vierem nomes esquisitos como Sodium Propilparaben, Methylchloroisothiazolinone ou Methylisothiazolinone é porque tem conservantes, para que possa ser usada por um período de tempo alargado. Os conservantes são necessários para evitar contaminações microbianas, mas em pessoas sensíveis podem provocar alergias e sabe-se também que o uso cumulativo a longo prazo de algumas destas substâncias, como o fenoxietanol, pode ter efeitos tóxicos. As formulações de água de rosas obtidas através do seu óleo ou essência também contêm álcool (mesmo não vindo descrito explicitamente nos ingredientes), que é irritante para a pele. Isto porque um óleo essencial não se dissolve em água, então necessita sempre de uma fração de álcool para que seja possível esta dissolução. Além disso, se a téncica de extração da essência for pelo uso de solventes orgânicos ainda poderá ter resíduos de éter de petróleo - para evitar isto é escolher um produto bio e cuja essência é quimiotipada.

VERDADES:

  • "É adstringente" - Sim, os taninos da rosa são responsáveis por conferir esta propriedade à água. Os taninos comprimem os tecidos dando a sensação de poros fechados e também têm propriedades antiséticas e cicatrizantes. Portanto pode ser usada como um tónico (não como um produto de limpeza)!
  • "Não tem perfumes adicionados" - Verdade para a destilação de pétalas frescas de rosas em água. A própria água de rosas tem a sua fragrância natural, por isso não necessita de adição de mais perfumes. Contudo, a "essência" de água de rosas é em si mesmo um perfume (ou fragrância), o que poderá ser irritante para peles intolerantes aos mesmos.

Dicas para melhorar o vosso Ritual de Beleza:
- Se gostam de Água de Rosas, usem-na como um tónico: limpem primeiro o rosto com um produto de limeza, como um gel, espuma, mousse, óleo, leite, creme ou bálsamo de limpeza (com ou sem enxaguamento) e finalizem então com a água de rosas embebida num algodão.

- Deiam preferência a uma água de rosas bio e proveniente da destilação de pétalas de rosas em água, e não da diluição da essência - analisem a lista de ingredientes, deverá vir como ROSA DAMASCENA FLOWER WATER, por exemplo, em vez de PARFUM (ESSÊNCIA DE ROSAS). Há outras, mas a minha favorita é a da Caudalie.

 

Qualquer dúvida, comentem ;)
Beijinhos!

9 comentários

Comentar post