Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Água de Rosas: Mitos e Verdades

24.05.16

Água de Rosas

Quem aqui limpa a pele com Água de Rosas?

Lembro-me de ser pititi e ficar a observar a minha avó a limpar a pele com água de rosas num disco de algodão. O cheirinho era suave e relaxante e, claro, a minúscula da Rita também queria imitar!

Na altura era muito usada e ainda hoje há quem mantenha este ritual. Mas estará correto...?

 

Vejamos como é obtida a Água de Rosas:

Destilação de pétalas frescas de rosas em água ou diluição de essência de rosas num excipiente hidroalcoólico + Conservantes

 

MITOS:

  • "Serve para limpar a pele" - Não, a água de rosas não tem tensioativos na sua formulação, logo não possui qualquer poder detergente, portanto não limpa a pele. Poderá servir sim como tónico.
  • "É suave e não tem químicos" - Analisem o rótulo. Se nos ingredientes vierem nomes esquisitos como Sodium Propilparaben, Methylchloroisothiazolinone ou Methylisothiazolinone é porque tem conservantes, para que possa ser usada por um período de tempo alargado. Os conservantes são necessários para evitar contaminações microbianas, mas em pessoas sensíveis podem provocar alergias e sabe-se também que o uso cumulativo a longo prazo de algumas destas substâncias, como o fenoxietanol, pode ter efeitos tóxicos. As formulações de água de rosas obtidas através do seu óleo ou essência também contêm álcool (mesmo não vindo descrito explicitamente nos ingredientes), que é irritante para a pele. Isto porque um óleo essencial não se dissolve em água, então necessita sempre de uma fração de álcool para que seja possível esta dissolução. Além disso, se a téncica de extração da essência for pelo uso de solventes orgânicos ainda poderá ter resíduos de éter de petróleo - para evitar isto é escolher um produto bio e cuja essência é quimiotipada.

VERDADES:

  • "É adstringente" - Sim, os taninos da rosa são responsáveis por conferir esta propriedade à água. Os taninos comprimem os tecidos dando a sensação de poros fechados e também têm propriedades antiséticas e cicatrizantes. Portanto pode ser usada como um tónico (não como um produto de limpeza)!
  • "Não tem perfumes adicionados" - Verdade para a destilação de pétalas frescas de rosas em água. A própria água de rosas tem a sua fragrância natural, por isso não necessita de adição de mais perfumes. Contudo, a "essência" de água de rosas é em si mesmo um perfume (ou fragrância), o que poderá ser irritante para peles intolerantes aos mesmos.

Dicas para melhorar o vosso Ritual de Beleza:
- Se gostam de Água de Rosas, usem-na como um tónico: limpem primeiro o rosto com um produto de limeza, como um gel, espuma, mousse, óleo, leite, creme ou bálsamo de limpeza (com ou sem enxaguamento) e finalizem então com a água de rosas embebida num algodão.

- Deiam preferência a uma água de rosas bio e proveniente da destilação de pétalas de rosas em água, e não da diluição da essência - analisem a lista de ingredientes, deverá vir como ROSA DAMASCENA FLOWER WATER, por exemplo, em vez de PARFUM (ESSÊNCIA DE ROSAS). Há outras, mas a minha favorita é a da Caudalie.

 

Qualquer dúvida, comentem ;)
Beijinhos!

2 comentários

  • Olá. Obrigada pelo comentário, é sempre bom debater estes temas.
    A possível presença dede álcool nestas formulações está relacionada com a essência de rosas, quando esta é usada (é o caso da do celeiro). A essência é um óleo (óleo essencial) que organicamente não é solúvel em água e por isso precisa da ajuda do álcool para que haja esta dissolução.
    Além disso a essência pode ser obtida por uma de duas técnicas: destilação por arraste de vapor de água ou pelo uso de solventes orgânicos - a primeira é segura, mas a segunda utiliza éter de petróleo (ou outros solventes quimicos), e o problema é que não sabemos perante qual estamos, a não ser que venha referido na embalagem.
    Quanto à água de rosas do celeiro, vamos analisar a sua lista de ingredientes: Água, Sodium Propilparaben, Parfum (Essência de rosas). Isto é: água + conservante (químico e possível alergeno / irritante) + essência de rosas (qual o método de extração? / possível alergeno).
    Independentemente de ter álcool ou não, alerto para a alergenicidade da essência de rosa, pois há muitas peles que não se dão bem, nomeadamente as peles intolerantes.
    Já quem procura um produto natural poderá supor que a água de rosas não tem conservantes, mas muitas delas têm.
    Nada contra, mas pelo que tenho visto as fórmulas das águas de rosas obtidas pela destilação das pétalas de rosa costumam ser mais naturais.
    Beijinhos!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.