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Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Sab | 19.01.19

As Melhores Panquecas Saudáveis de Sempre!

As Melhores Panquecas Saudáveis de Sempre

 

Esta receita de panquecas sai sempre bem! É fácil, rápida e leva apenas 4 ingredientes básicos (ou 3, para quem preferir). Não tem truques nem segredos, portanto qualquer um consegue fazê-las, mesmo que não tenha grande jeitinho para cozinhar x)

São tão boas que não quis deixar ninguém de fora, por isso também dão para quem é vegetariano ou tem intolerância ao glúten ou à lactose - basta fazer uns simples ajustes, como irão ver :D 

 

Benefícios para a saúde

Estas panquecas são feitas unicamente com ingredientes benéficos para a nossa saúde, que ajudam a:

  • Reduzir o colesterol
  • Equilibrar os níveis de açúcar no sangue
  • Baixar a tensão arterial
  • Regular o intestino
  • Fortalecer o sistema imunitário
  • Reduzir o cansaço, o stress e as cãibras

 

Como Fazer "As Melhores Panquecas Saudáveis de Sempre"

Ingredientes

Ingredientes para 6 a 8 Panquecas:

  • 150g (1 chávena) Farinha ou flocos de Aveia (conforme o gosto, sendo que fica mais fofa com a farinha e mais húmida com os flocos)
  • 1 Banana
  • 1 Ovo
  • Leite qb até ficar com a consistência desejada (cerca de 2 a 3 chávenas de café)
  • Canela a gosto (opcional)

 

PS- A versão de apenas 3 ingredientes é sem banana, para quem não gosta do sabor ou para quem prefere panquecas "não-doces". Já experimentei das duas formas e ficam ambas bem :)

 

Alternativa Vegetariana / Em Caso de Intolerância à Lactose e ao Glúten:

  • Vegetariano: Trocar o ovo por 1 colher de sopa de linhaça moída em 3 colheres de sopa de água morna.
  • Vegetariano / Intolerância à Lactose: Trocar o leite por bebida vegetal (pessoalmente prefiro a bebida vegetal de amêndoa sem açúcar, acho que ficam mais saborosas que com o leite de vaca).
  • Intolerância ao glúten: Usar farinha de aveia isenta de glúten (embora a aveia não tenha glúten, se a embalagem não disser "isento de glúten" é porque pode ter resíduos).

 

Procedimento:

1. Colocar uma frigideira anti-aderente ao lume forte.

Se a película anti-aderente estiver intacta não precisam de adicionar qualquer tipo de gordura, mas se estiver danificada convém untar com, por exemplo, um guardanapo embebido em óleo de coco.

2. Misturar todos os ingredientes e triturar (com a varinha mágica ou no processador) até a massa ficar homogénea e cremosa.

3. Baixar o lume para médio-baixo e colocar uma dose de massa por cada panqueca.

Uma dose de massa é a quantidade de massa qb para as panquecas ficarem com o tamanho que quiserem - costumo pôr a olho mas equivale a aproximadamente a 2 ou 3 colheres de sopa de massa. Se a frigideira for grande podem fazer várias panquecas de uma vez só - na minha faço 3 de cada vez.

4. Quando a massa começar a escurecer, a formar bolhas de ar e a descolar-se, vira-se e deixa-se cozinhar do outro lado até ficar douradinho.

É cerca de 1 minuto e meio do 1º lado e 45 segundos do 2º.

Procedimento

 

Depois é só deliciarem-nas como preferirem: ao natural (da frigideira para a boca), com iogurte, mel, canela, fruta, frutos secos, sementes, coco ralado, manteiga de amendoim... Ou tantas outras coisas boas e igualmente saudáveis :D

As Melhores Panquecas Saudáveis com Mel, Canela, Kiwi, Amendoins e Sementes

"As Melhores Panquecas Saudáveis de Sempre" com mel, canela, kiwi, amentoins e sementes.

 

As Melhores Panquecas Saudáveis com Mel e Canela

"As Melhores Panquecas Saudáveis de Sempre" com mel e canela.

 

Conservam-se bem no frigorífico durante pelo menos 3 dias e fazem um excelente pequeno-almoço, lanche ou sobremesa.

Experimentem e contem-me tudo nos comentários abaixo ;)

Beijinhos!

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