Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Autora: Rita Alves

09.08.22

Rita

O meu nome é Rita Belo Alves e sou Farmacêutica e Coach de Saúde e Nutrição Integrativa.

Durante a maior parte da minha vida debati-me com problemas digestivos e uma relação complicada com a comida e com o meu corpo. Passei várias vezes ao lado da depressão. Andei constantemente à procura da melhor dieta para emagrecer e perder barriga, mas ao mesmo tempo a refugiar-me no prazer de comer quando precisava de apoio emocional. Na adolescência, quando o período teimava em não aparecer, fiz uma série de exames e fui diagnosticada com Síndrome dos Ovários Poliquísticos (SOP) e medicada com a pílula para “adormecer” esta doença hormonal e metabólica, visto que não tem cura. Foi quando decidi engravidar e parar de tomar a pílula que esses sintomas “adormecidos” emergiram e vi-me novamente sem menstruação e a lutar contra a infertilidade, acne, queda de cabelo, e ainda maior acumulação de gordura abdominal, além de um risco aumentado de Diabetes, Doenças cardiovasculares, Depressão e Distúrbios alimentares. Percebi então que estava a somatizar no meu corpo todo o sofrimento, traumas, medos e inseguranças acumulados, e que tudo está ligado: corpo, emoções, mente e alma. E quis aprofundar esta visão holística da saúde que já me suscitava interesse há muitos anos, tanto para reequilibrar a minha como para ajudar os outros.

Nada acontece por acaso, e todos os desafios são oportunidades para nos realinharmos com o caminho da nossa alma! Depois do abalo inicial, finalmente aceitei e iniciei o meu processo de cura. Se não fosse o desafio desta doença provavelmente não teria tido coragem de sair do negócio de família, a zona de conforto que me mantinha financeiramente segura mas em constante ansiedade e assoberbada. Apesar de gostar daquilo que fazia em farmácia, sempre senti necessidade de algo mais profundo! Obrigada SOP, pelo empurrão que eu precisava para este “salto de fé” na incerteza que vem com o desenvolvimento uma carreira própria, mas com a certeza de que me faz sentir realizada, feliz e entusiasmada por acordar todos os dias! Que a vida merece ser vivida!

Este foi também o início da transformação que eu já pretendia fazer há muito tempo: ter um estilo de vida mais natural e “limpo” pelo impacto ambiental, e agora também na minha saúde e nas probabilidades de engravidar. Comecei por alterar a alimentação, depois os cosméticos, dentífricos, detergentes da roupa e da casa – de forma reduzir ao máximo a exposição a produtos tóxicos e disruptores endócrinos (químicos que interferem com o sistema hormonal) - e incorporei novas rotinas de exercício físico e práticas de relaxamento e mindfulness adicionais no meu dia-a-dia. Através destas mudanças sarei a minha relação comigo própria e com a comida, o meu sistema sigestivo e ansiedade, e comecei a sentir-me mais alinhada com os meus valores e a viver uma vida mais leve e alegre. Claro que nada disto ocorreu da noite para o dia, e continuo a fazer progressos dia após dia.

Mas a saúde é isso mesmo: um progresso, não a perfeição. Uma jornada, não um destino.

 

Como sempre senti um chamamento para cuidar e curar “ao natural” a mim e aos outros,  ao longo dos 10 anos que trabalhei em Farmácia dediquei-me a aprofundar conhecimentos sobre suplementação natural, óleos essenciais e dermocosmética, e pude ajudar pessoas a aliviarem os seus problemas de saúde e a equilibrarem as suas peles evitando o recurso à medicação, ajudando a reduzi-la ou complementando-a. Agora, com o curso de Nutrição Integrativa e Health Coach pelo Institute for Integrative Nutrition (IIN), compreendi que a alimentação é mais do que aquilo que comemos, é também a forma como nutrimos a nossa vida. E complementa o resto, porque mais uma vez, tudo está ligado!

 

Agora a minha missão de vida é ajudar outras mulheres na sua transformação para uma vida mais saudável, equilibrada e alinhada consigo próprias, com as suas prioridades e os seus valores. 

Quero inspirar todas as mulheres a cuidarem e nutrirem a sua vida e o seu corpo com o que é certo para si, para que se sintam felizes na sua própria pele e saudáveis de forma natural.

 

Adorava conhecer-te e apoiar-te nesta tua tua jornada. Queres vir comigo? :)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.