Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Carta À Junk Food

28.11.22

[Junk food ("comida lixo", numa tradução literal do inglês), também coloquialmente, "porcaria", é uma expressão pejorativa para alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes. -  wikipédia]

 

carta

Querida Junk Food,

Provavelmente já devia ter escrito esta carta há mais tempo mas só agora é que fui capaz.

Passámos tão bons momentos juntos que não conseguia imaginar a minha vida sem ti, sem estares lá para me confortares nos maus momentos e celebrares comigo nos bons momentos.

Passámos por tanto juntos!

Mas eu já algum tempo que tinha vindo a aperceber-me que a nossa relação já não era a mesma coisa.

E o problema não és tu, acredita. Sou eu!

Eu sei que tu sempre continuaste disponível para mim a qualquer hora do dia ou da noite. Mesmo que não estivesses presente ali comigo naquele preciso instante eu sabia que podia encontrar-te por perto.

Mas ultimamente e cada vez com maior frequência, o conforto que eu procurava em ti não estava lá. Em vez disso eu sentia agitação, tristeza, desmotivação, preocupação, insónias, tristeza e muitas vezes agoniada, mal disposta mesmo.

É como se eu quisesse dar um passo em frente mas tu estivesses parado a agarrar-me com força. E embora possa ser confortável ter alguém aqui para me segurar, a verdade é que se eu não der um passo em frente nunca vou avançar!

No outro dia estive a falar com a minha amiga e ela explicou-me que isto são sintomas de uma relação tóxica. 

Eu sei que vais dizer que não devia dar ouvidos à minha amiga, que ela me quer pôr macaquinhos na cabeça, mas não. A verdade é que eu já sentia isto nas profundezas do meu ser há muito tempo, simplesmente não era capaz de o aceitar. E ouvi-la refletir o espelho que vai na minha alma fez-me cair a ficha, ver a realidade, trazer o lixo das profundezas à superfície do meu ser para o poder limpar.

E fez-me aceitar a realidade tal como ela é: que nós temos uma relação tóxica e precisamos de acabar.

Podes ter a certeza que foi mais difícil para mim tomar esta decisão do que para ti vai ser aceitá-la, mas eu sei que é a melhor decisão para nós os dois.

E como quando te lançam as cartas do Tarot e te calha a carta da Morte, em que ficas muito assustado ao início a pensar que tu ou alguém na tua vida vai morrer, mas depois percebes que afinal a carta da morte significa transformação. A morte do passado e o início do futuro.

E nós só podemos criar o nosso futuro no momento presente, porque é o único momento que existe. Portanto eu tomo esta decisão neste momento, aqui e agora, e comprometo-me a cumpri-la por mim. Pelo meu bem-estar e felicidade.

Sei que vais encontrar alguém que goste tanto de ti como eu gostei, não te preocupes!

E também sei que vamo-nos vendo por aí, por isso gostava que ficássemos amigos. Eu na minha, tu na tua.

Obrigada por compreenderes e respeitares esta minha decisão.

Fica bem,

Da tua  antiga paixão