Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Sab | 18.05.19

Filtros Solares: Tóxicos Para a Natureza?

Já vos tinha passado pela cabeça que os filtros solares que protegem a nossa pele poderiam ser tóxicos para a natureza?

Confesso que nunca tinha pensado nisto antes de ir ao Lançamento dos Novos Protetores Solares Caudalie, e acho que a maioria da população desconhece este facto tão importante. Estamos cada vez mais próximos da natureza e ela dá-nos tanto que só faz sentido partilhar esta informação e tornarmo-nos consumidores mais atentos para reduzirmos o impacto ambiental das nossas escolhas. 

Solares Caudalie

 

Qual a Diferença Entre os Vários Filtros Solares?

Existem 2 tipos de filtros - os minerais e os químicos:

 

1) Minerais (titânio, zinco): refletem a radiação UV a 100% impedindo a sua absorção pela pele (principalmente a UVB, responsável pelos escaldões). São seguros para o ambiente mas são mais difícies de espalhar e deixam um acabamento branco na pele, sendo usados maioritariamente em protetores solares para bebés e crianças até aos 2 anos. Contudo, particulas nano destes filtros são perigosas quando inaladas, havendo ainda suspeita de causarem perturbações endócrinas.

 

2) Químicosabsorvem os raios UV (A e B, sendo o primeiro responsável pelo fotoenvelhecimento da pele, o segundo pelos escaldões, e ambos pelo cancro de pele) e têm texturas mais fáceis de espalhar. Contudo alguns são tóxicos para o ambiente e para nós. Cada filtro tem um limitado espectro de acção. Para se obter um amplo espectro de proteção contra toda a radiação é necessário recorrer a um conjunto de vários filtros, mas para a pele e para o ambiente, quanto menos filtros melhor! A maioria das marcas inclui 7 a 9 filtros num protetor solar... Para além disso os filtros não são todos iguais em termos de estabilidade: há filtros que rapidamente oxidam e deixam de ter efeito quando expostos ao sol e ao calor. Daí as alegações "fotoestável" e "termoestável" que algumas marcas colocam nas suas embalagens.

 

Quais os Filtros Solares Prejudiciais e Porquê?

Na Europa há apenas cerca de 25 filtros solares autorizados, uns mais seguros, outros mais controversos. O Environmental Working Group (EWG) classifica os cosméticos de acordo com a sua segurança (numa escalda de 1 a 8, os filtros mais seguros estão entre 1 e 2, os de segurança moderada entre 3 e 5, e os superiores têm elevado potencial de toxicidade). Alguns exemplos:

 

  • Os Mais Prejudiciais - O Havai baniu recentemente a entrada e utilização de produtos que incluam estes filtros solares devido à sua elevada toxicidade para os organismos marinhos, visto que têm sido responsáveis pela morte de milhares de corais todos os anos:
    • Oxibenzona (classificação: 8)
    • Octinoxato (classificação: 6)

 

  • Com segurança moderada - Reportados alguns casos de suspeita de passarem para o leite materno e de provocarem desregulação endócrina, alergias e/ou toxicidade ambiental:
    • Homosalato (classificação: 4)
    • Octisalato (classificação: 4)
    • Octorcrileno (classificação: 3) - é o responsável pelo ardor nos olhos que alguns protetores provocam.

 

  • Seguros - Sem evidência de desregulação endócrina, passagem para o leite materno, alergias cutâneas ou toxicidade ambiental:
    • Neohelipan E (classificação: 1)
    • Tinosorb S (classificação: 1)

Filtros Seguros

Lançamento Solares Caudalie: os únicos 4 filtros presentes e sua classificação pela EWG. Apresentação pela Farmacêutica e Diretora da Caudalie em Portugal, Dra. Madalena Gusmão.

 

ALERTA: não se esqueçam que os protetores solares não são os únicos produtos com este tipo de filtros! Existem também, por exemplo, nos cremes hidratantes com FPS.

 

Como Proteger a Pele e a Natureza?

Com os Protetores Solares Ecológicos Caudalie!

Que a Caudalie se preocupa com o ambiente já nós sabiamos: luta contra a desflorestação, apoia na proteção das espécies animais em perigo e compromete-se com a reciclagem e a redução das emissões de CO2. É contra os testes em animais e exclui das suas fórmulas ingredientes potencialmente prejudiciais para a nossa pele, para o nosso organismo e para o ambiente (silicones, parafina, parabenos, fenoxietanol, ftalatos, óleos minerais...).

Com a preocupação crescente relativamente à segurança dos filtros solares, a Caudalie lançou este ano uma nova gama de protetores eco-responsável, segura e sensorial para toda a família (a partir dos 2 anos, pois até essa idade, como já referi, é aconselhável usar protetores minerais).

 

Características dos Protetores Solares Ecológicos Caudalie e Seu Significado:

  • Em vez dos 7 a 9 filtros habituais, a Caudalie usa apenas 4 filtros e consegue na mesma um amplo espectro de proteção que inclui não só a radiação UVA e UVB como também a Luz Azul responsável pelo envelhecimento digital.
  • Esses 4 filtros são classificados como seguros pelo EWG.
  • São fotoestáveis (filtros não se destroem aquando da exposição ao sol).
  • São termoestáveis (filtros são resistentes a altas temperaturas).
  • São resistente à água (a proteção mantém-se igual ou superior a 60% durante um banho de imersão de 20 min).
  • As embalagens são altamente biodegradáveis (curiosidade: as embalagens dos protetores de rosto são produzidas a partir da cana do açúcar :D).
  • Sem álcool.
  • Ação hidratante (com Água de uva bio e Óleo de uva na sua composição).
  • Ação anti-envelhecimento (fórmulas incluem um complexo de Polifenóis da grainha da uva, Extrato de abeto e Vitamina E, patenteado pela Caudalie; este complexo reforça as defesas da pele contra o stress oxidativo, responsável por 80% do envelhecimento).

 

Sabiam que era isso que significava "resistente à água"? Por isso é que devemos reaplicar o protetor solar após cada ida à água e aumentar a frequência das aplicações se transpirarmos muito.

Aproveito para relembrar outras 2 Grandes Leis da aplicação de solares: reaplicar de 2h em 2h e nunca usar o protetor que ficou aberto do ano anterior (porque os filtros oxidam e deixam de ser tão eficazes para passarem a ser potencialmente alergénicos).

Características

Lançamento Solares Caudalie: texturas e fragrâncias.

 

A Gama Completa:

Gama Solares Caudalie

  • Creme Solar de Rosto Anti-rugas SPF50+ e SPF30 - É o aliado perfeito para um bronzeado natural e para peles sensíveis, desde mistas a muito secas. Não é comedogénico e tem uma fragrância muito leve, semelhante à dos produtos para bebé.
  • Spray Lácteo Solar de Corpo SPF50+ e SPF30 - É fresco, hidratante e vai revelando a pouco e pouco um bronzeado luminoso e duradouro. Com uma fagrância ensolarada (cheira a férias de verão :D).
  • Óleo Solar Sublimador SPF30 - Deixa a pele acetinada e com um bronzeado luminoso, graças à associação do Óleo de uva aos Óleos de sésamo e de girassol. Para peles mais secas ou que gostem do efeito sumptuoso do óleo na pele (como eu :D). A fragrância é semelhante ao Spray Lácteo de Corpo.

 

Agora que sabemos tudo isto, este ano vamos escolher proteger não só a nossa pele como também o ambiente! :)

Com a Dra. Madalena

Com a Farmacêutica e Diretora da Caudalie em Portugal, Dra. Madalena Gusmão.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.