Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Qua | 28.02.18

Como Tratar a Acne (Acne II)

O tratamento da Acne, seja ele qual for, é lento (se alguém vos tentar "vender" o contrário, desconfiem!) É preciso tempo para conseguirmos regular todos os mecanismos envolvidos nesta patologia, dos quais já falámos no post anterior (Acne I), e para recuperar das marcas deixadas.

 

Como Tratar a Acne?

Conforme o tipo de lesões presentes e a sua severidade. Cada caso é um caso, por isso os tratamentos devem ser sempre adaptados individualmente. Não te deixes influenciar pelos "milagres" da publicidade nem vás atrás dos produtos recomendados por amigos, se não vais acabar por gastar mais dinheiro e tempo precioso... Não há milagres, há sim um conjunto de fatores a ter em conta para aumentar o sucesso do tratamento, e é aqui que reside a principal diferença entre o teu Acne desaparecer em 6 meses ou em 6 anos. Assim sendo, a FÓRMULA MÁGICA para que o tratamento da Acne seja mais eficaz é:

  • Começares a tratá-lo logo que surge.
  • Preocupares-te contigo próprio e respeitares o teu corpo, a tua pele e a tua mente - vê os cuidados a ter em "Como prevenir o agravamento da Acne" e já a seguir em "O que a Acne diz sobre a tua saúde".
  • Tiveres um bom acompanhamento por um profissional que faça uma reavaliação frequente à tua pele e vá adaptando constantemente os produtos que deves usar em casa.
  • Usares sempre cosméticos adaptados, quer estejas a fazer tratamento medicamentoso ou não.
  • Conheceres os efeitos secundários dos medicamentos, caso te tenham sido prescritos, e respeitares as suas precauções enquanto estás sob o seu efeito.

 

O que a Acne diz sobre a tua saúde:

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, as zonas do rosto onde a Acne surge correspondem a determinados órgãos, que podem estar afetados de alguma forma: sensibilizados,  desregulados, "intoxicados" ou com inflamação ou infeção:

  • Testa: sistema digestivo, bexiga, intestino delgado.
  • Zona entre as sobrancelhas: fígado.
  • Linha acima das sobrancelhas: tiróide.
  • Bochechas: pulmões.
  • Sulco nasolabial: cólon.
  • Têmporas: vesícula biliar.
  • Orelhas: rins.
  • Nariz: coração e tensão arterial.
  • Queixo: aparelho reprodutor e alterações hormonais.
  • Linha mandibular: músculos pélvicos.

Já reparaste que na altura da menstruação as borbulhas aparecem maioritariamente no queixo, e que o queixo corresponde aos órgãos reprodutores? Tendo isto em conta, conforme a zona do rosto onde surgem as tuas lesões acneicas, podes experimentar ter alguns cuidados extra, como tomar algum suplemento que promova a regulação hormonal, ou ajude o fígado a exercer a sua função destoxificante, ou atue no intestino fortalecendo a sua flora e melhorando as tuas defesas, por exemplo.

 

Medicamentos para a Acne e seus Efeitos Secundários:

Se bem me conhecem sabem que sou apologista de evitar o uso de medicamentos, sempre que possível, no tratamento dos problemas de pele. Por um lado são grandes aliados pois controlam a infeção bacteriana como ninguém, mas é preciso cuidados redobrados, têm efeitos secundários associados e nem sempre resolvem o problema por completo, muito menos sozinhos!

Para o tratamento da Acne existem medicamentos de uso tópico, isto é, para aplicar diretamente na pele afetada, e oral, e só devem ser usados se forem mesmo necessários: quando a pele apresenta muitos nódulos, ou seja, é como se as borbulhas ficassem dentro da pele em vez de sairem e formassem grandes durões. Estas lesões são profundas e a infeção é muito extensa. E se houver sintomas associados como febre e mal-estar geral é ir logo ao médico, claro!

 

Os medicamentos mais usados são:

  • Retinóides tópicos (tretinoína, isotretinoína, adapaleno) e orais (isotretinoína, mais conhecida pelo seu antigo nome comercial: Roaccutan®)
  • Antibióticos tópicos (como a Eritromicina (Zineryt®) e a Clindamicina (Dalacin T®))orais (como as Tetraciclinas (Doxiciclina, Minociclina))
  • Ácido azelaico (Finacea® ou Skinoren®)
  • Peróxido de benzoílo (Benzac®)

 

Qualquer um deles deve ser usado apenas após prescrição médica e, sublinho, apenas se necessário. Os principais efeitos secundários causados por esta medicação são:

  • Efeito irritativo, provocado pelos medicamentos tópicos.
  • Secura e desidratação com descamação e desconforto, causada pelos medicamentos orais.
  • Fissuras nos lábios, ou boqueiras, provocada pelos medicamentos orais.
  • Resistências bacterianas, resultantes do uso tópico ou oral de antibióticos.

 

Há ainda medicamentos orais com efeitos secundários específicos, como:

  • Fototoxicidade (interação entre o medicamento e o sol que origina na pele uma reação semelhante a uma queimadura solar e/ou hiperprimentação), provocada por um grupo de antibióticos chamado tetraciclinas e pelos retinóides.
  • Teratogenicidade (anormalidades na gestação, desde malformações ao aborto), causada pela toma de retinóides.
  • Alteração da função hepática (fígado), pelos retinóides.

 

Enfim... Uma grande chatice! Claro que não é o fim do mundo, mas há certos cuidados que têm obrigatoriamente de ser aplicados:

  • Evitar o sol e usar sempre proteção solar SPF 50+.
  • Usar um bálsamo labial para prevenir e reparar as fissuras nos lábios.
  • Usar um cosmético adaptado a pele oleosa que previna e repare o ressequimento da pele do rosto.
  • No caso da mulher, tomar a pílula contracetiva.
  • Ter acompanhamento médico e monitorizar a função hepática.

 

Que Cosméticos Usar?

Em todas as formas de Acne, das mais ligeiras às mais severas, os cosméticos são sempre fundamentais, depois poderá ser necessário ou não a toma de medicação adicional. Esta é uma nota que quero que retenham pois é aqui que falham muitos tratamentos, quando se usam apenas medicamentos (tóicos e/ou orais) e fica esquecido todo um conjunto de cosméticos essenciais e indispensáveis.

 

Os cosméticos são imprescindíveis porque:

  • Eliminam o excesso de oleosidade
  • Regulam a produção de sebo
  • Hidratam
  • Dão conforto
  • Eliminam o excesso de brilho da pele (matificam)
  • Têm ações específicas para responder às diversas características das lesões acneicas (ex. secam borbulhas, eliminam pontos negros, desinflamam, previnem o crescimento bacteriano, etc...)
  • Reduzem os efeitos secundários dos tratamentos medicamentosos

 

Os cuidados a usar dependem do tipo de Acne (sabe mais no post anterior: Acne I) e se há ou não uma componente medicamentosa adicional. Aqui ficam alguns exemplos:

 

Acne Retencional

Retencional

1) Gel de limpeza oil control Eucerin para lavar o rosto. 2) Esfoliante oil control Eucerin, para limpar os poros, eliminar células mortas e estimular a renovação celular. 3) Solução queratolítica sébologie Lierac, que ajuda a limpar os poros, a controlar a produção de sebo e a aumentar a eficácia dos restantes produtos aplicados. 4) Gel seborregulador sébologie Lierac, para hidratar, controlar a produção de sebo e corrigir as imperfeições.

 

Acne Inflamatória

Inflamatória

1) Gel de limpeza hyséac Uriage para lavar o rosto. 2) Creme hidratante anti-imperfeições hyséac Uriage, para hidratar, desinflamar a pele e controlar a produção sebácea. 3) Stick corretor oil control Eucerin para aplicar durante o dia sobre as borbulhas, pois  disfarça ao mesmo tempo que corrige. 4) Pasta SOS hyséac Uriage para aplicar sobre as borbulhas e deixar atuar toda a noite.

 

Acne Mista 

Mista

1) Gel de limpeza purificante acniover Martiderm para lavar o rosto. 2) Creme-gel anti-imperfeições acniover Martiderm, com ação anti-brilho, anti-comedões e anti-inflamatório. 3) Corretor bi-stick hyséac Uriage para aplicar durante o dia localizadamente, com dula ação: disfarça e ajuda a eliminar as borbulhas. 4) Concentrado stop borbulhas sébologie Lierac, para secar as borbulhas: aplica-se e deixa-se atuar toda a noite.

 

Acne em tratamento com medicação

Medicação

1) Água micelar de limpeza Uriage na limpeza do rosto, sem enxaguar, para evita que o calcário da água resseque ainda mais a pele. 2) Creme hidratante reestruturante Hyséac Uriage, com ação calmante, hidratante e reparadora, específico para pele acneica sob tratamentos medicamentosos. 3) Bálsamo labial reparador Bariéderm Uriage, para evitar e reparar as fissuras labiais provocadas pelos medicamentos. 4) Água termal Uriage, com ação calmante, hidratante e refrescante.

 

Complemento em todos os tipos de Acne, inclusive em tratamento com medicação 

Complementos

1) Protetor solar oil control SPF50+ Eucerin é o meu preferido porque não deixa a pele branca como a cal da parede! 2) Creme com cor para pele acneica sébium Bioderma, com pigmentos que se adaptam a todos os tons de pele e neutralizam a vermelhidão proveniente da inflamação da pele, disfarçando as imperfeições. 3) Máscara hidratante Martiderm, para reequilibrar o balanço óleo-água na pele. 4) Máscara purificante Martiderm, para reduzir a oleosidade e eliminar impurezas.

 

Não te esqueças que a tua pele deve ser avaliada antes de usares seja o que for, para teres a certeza que estás a responder a todas as suas necessidades. Por exemplo, muitas vezes a pele fica altamente desidratada e é necessário uma hidratação complementar com um sérum, ampolas ou comprimidos. Existem ainda suplementos alimentares que complementam a ação dos cosméticos e que devem ser tomados para acelerar o seu tratamento. A sua escolha depende do estado em que a pele se encontra e não apenas da patologia em si. Esta informação é fornecida nas Sessões de Aconselhamento de Pele em Gabinete.

 

E a Maquilhagem?

É muito importante para a auto-estima, mas deve ser cuidadosamente selecionada. Todos os produtos têm de ser oil-free e adquiridos na Farmácia, em que os produtos são adaptados a peles com problemas e incluem na sua composição ingredientes com propriedades benéficas como calmantes e anti-bacterianos. Para mais informações sobre este tema vê este post: Maquilhagem em Pele Acneica ;)

 

Exemplos Clínicos:

Caso clínico nº 1 - Lado Direito do Rosto:

Lado Direito

Caso clínico nº 1 - Lado Esquerdo do Rosto:

Lado Esquerdo

Caso clínico nº 1: Acne que surgiu de forma abrupta a introduzir uma nova pílula. Começámos por tratar a Acne (da imagem 1 para a 2) e depois as suas marcas (da imagem 2 para a 3). As fotos foram tiradas antes de darmos início às sessões. Entre cada uma delas decorreram 6 meses, tendo sido aplicados em casa os produtos e tomados os suplementos aconselhados por mim e realizadas reavaliações mensais em sessões de gabinete. Da primeira para a segunda foto vemos que houve redução de vermelhidão, borbulhas e comedões, sinal de que a Acne ficou tratada. Da segunda para a terceira foto conseguimos ver a redução da hiperpigmentação provocada pela Acne (manchas castanhas e vermelhas).

 

Caso clínico nº 2 - Lado direito do rosto: 

Lado Direito

 Caso clínico nº 2 - Lado esquerdo do rosto:

Lado Esquerdo

Caso clínico nº 2: Esta pele já sofria de Acne há alguns anos, pelo que demonstrava sinais de Acne antigos (cicatrizes profundas), mastambém recentes (borbulhas, oleosidade, comedões e inflamação). As fotos foram tiradas antes de darmos início às sessões e entre cada uma delas decorreram 6 meses. Houve reavaliações mensais em sessões de gabinete e em casa foram aplicados os produtos e tomados os suplementos aconselhados por mim. Da foto 1 para a 2 nota-se uma redução substancial das marcas cicatriciais e das lesões ativas da Acne. Da foto 2 para a foto 3 o progresso foi mais lento devido e surgiu alguma hiperpigmentação devido a um menor rigor na aplicação dos cuidados em casa, mas ainda assim vê-se uma continuidade na melhoria da textura da pele: mais lisa, com poros menos visíveis e menor quantidade de borbulhas no queixo (lado esquerdo) e nas bochechas (lado direito).

 

Costuma-se dizer que os obstáculos não são mais do que oportunidades, e na Acne é isso mesmo: uma oportunidade de ouvir o nosso corpo e melhorarmos os cuidados que temos com ele e com a nossa pele. Muitas das pessoas que me consultam por causa da Acne nunca tinham usado um cosmético na vida que não fosse maquilhagem, e depois de entrarem no mundo dos cuidados de rosto é só ir adaptando os produtos às necessidades da pele nas suas variadíssimas fases ao longo da vida. Aliás, é a foma mais eficaz de prevenir o envelhecimeto: começando cedo! Portanto já sabes, aconselha-te com a pessoa certa, usa os produtos indicados de forma direitinha e toma todos os cuidados que agora já sabes que deves ter :)

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.