Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Crackers de Sementes

02.08.23

crackers

Deixo-me sempre cativar por receitas com menos de 5 ingredientes. Afinal, quão difícil pode ser levar a bom porto uma receita com os ingredientes que podem ser contados com os dedos de uma mão, sem criar um cenário dantesco na cozinha? Right?! E quando assim é, duplico logo a receita!!

...e estrago tudo. Sujo muito, aborreço-me, enfim…

Foi precisamente o que aconteceu com esta receita. Sujei muito, aborreci-me… mas apenas até provar a primeira cracker e tudo valeu a pena. Por isso utilizem logo recipientes espaçosos, porque vão ter que mexer muito (e assim evitam sujar tanto quanto eu) e aceitem que a “massa” vai ser viscosa e difícil de espalhar e que vai dar vontade de deixar as crackers mais grossas para acabar o serviço mais rápido (mas não o façam!!). Para facilitar poderão não dobrar a receita como eu fiz, mas vão arrepender-se, pois acabarão depressa!
 
Não há nada como ter um snack crocante à mão para matar aquele bichinho de “fome” que teima sobreviver. Ou para acompanhar as pastas tão saudáveis e práticas, doces ou salgadas, que faço questão de ter sempre à mão.
Podem ser facilmente transportadas. Mantêm-se crocantes durante imenso tempo quando guardadas num recipiente hermético. E o sabor… aaaahhhh!
 
No Plantily (o blog onde a receita se encontra originalmente), a Fiona dá algumas dicas sobre a versatilidade destas crackers. E essa é uma das suas mais valias. Podem acrescentar especiarias e aromáticas secas a gosto ou omitir os ingredientes que dão sabor à receita original, que de resto é a que fiz e vos passarei de seguida.
 
Bora lá!
 
Crackers de sementes
- 1 cup de sementes de linhaça
- ½ cup de sementes de sésamo e de abóbora (eu usei mistura de sementes para salada)
- 3 colheres de sopa de tamari
- ¼ cup de levedura nutricional
- ½ cup de água
- sal (atenção que leva tamari!)
 
Começamos por pré-aquecer o forno a 135º. 
Juntamos os ingredientes secos numa tijela, adicionamos os líquidos, misturamos todos muito bem e deixamos a mistura descansar cerca de 5 minutos para as sementes de linhaça absorverem a humidade e se tornarem viscosas.
Assim que a mistura engrossa, mexe-se vigorosamente durante alguns minutos de forma a que a mistura ganhe ar (essencial para que fiquem crocantes).
Cobre-se um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e espalha-se a mistura - que se vai agarrar à colher, às mãos, ao tabuleiro, que se libertará do papel vegetal, maaaaas não desesperem que vai valer a pena! - o mais fina possível. (Aconselho usar uma colher ou mão molhadas, mas não a pingar, e outra folha de papel vegetal por cima para facilitar o processo.)
E, opcionalmente, poderão cortar a massa espalhada, ainda crua, em quadrados ou triângulos ou o que entenderem, com uma faca ou cortador de pizza (também molhados).
Colocamos o tabuleiro no forno e deixamos cozinhar durante 25 minutos. No final deste tempo, retiramos o tabuleiro e viramos as bolachas para que percam a humidade que ainda têm.
Se estiverem muito presas ao papel onde cozem, virem o papel com as bolachas sobre uma segunda folha e pelem as bolachas de modo a que fiquem já viradas para voltar ao forno, onde ficarão durante mais uns 15 a 20 minutos, até que ganhem alguma cor e sequem.
Se for muito difícil descolar o papel, poderão não estar secas o suficiente e nesse caso deverão voltar mais uns minutos ao forno.
Depois é só deixar arrefecer bem antes de guardar num recipiente hermético.
 
Vão por mim.. se escolherem uma tijela grande e mantiverem a calma, tudo correrá bem. Se não forem as pessoas mais pacientes do mundo, aguardem que a primeira fornada saia do forno, provem e tudo valerá a pena.