Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Sab | 17.06.17

Cuidados ao Sol

Hoje é provavemente um dos dias mais quentes do ano, senão mesmo o mais quente!

O calor convida-nos a ir à praia e à piscina refrescarmo-nos com um ou outro mergulho entre banhos de sol.

É óptimo "sentir" a vitamina D produzir-se na nossa pele quente e chegar a casa com a marca do bikini, mas... (há sempre um mas...) Nem tudo é um mar de rosas. Todos aprendemos que o sol pode ser "amigo ou inimigo", citando a frase que nos ensinaram na infância, por isso, para tirarem o melhor partido do lado amigável e fabuloso do sol, relembro-vos aqui alguns cuidados e dicas a ter em conta ;)

 

EXPOSIÇÃO SOLAR:

Praia

  • A exposição ao sol deve ser gradual: no primeiro dia começar por ficar exposto durante pouco tempo e depois ir aumentando gradualmente, dia após dia. Depois de praticamente um ano sem ver a luz do dia, a pele precisa de um tempo para se adaptar e preparar para receber a radiação. Uma grande intensidade assim de repente é um dos fatores que contribui para o cancro de pele.
  • Outro fator de peso que contribui para o cancro de pele é o escaldão. O escaldão é uma reação inflamatória da pele, uma forma dela reagir à agressão a que foi sujeita. De que vale cuidarmos da nossa pele durante todo o ano se depois chega o verão e deitamos tudo borda fora inflamando-a e prejudicando-a?
  • Outro aspeto muito importante é a hora do dia a que nos expomos. Esta pode ser uma pergunta para queijinho que toda a gente acerta, mas a verdade é que continuamos a ver gente apanhar banhos de sol na praia, inclusive com bebés e crianças em pelota, à hora de maior risco. Portanto reforço a informação: evitar a exposição solar entre as 11h e as 16h, as horas em que a radiação solar está mais forte (incide na vertical). Se respeitarmos o sol estamos a respeitar a nossa saúde (e a nossa beleza!). Como é que se querem ver livre das manchas no rosto se depois levam com a radiação solar das 13h?
  • DICA: Nos dias de muito calor, como hoje, é preferível manter o corpo à sombra e em ambientes frescos para evitar quebras de tensão, desmaios, tonturas, indisposição e desidratação, entre outros efeitos nefastos do calor, principalmente no caso de crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas. Para refrescar: tomar um duche de água fria ou tépida mas evitar mudanças bruscas de temperatura corporal para não ocorrer hipotermina (na praia ir molhando aos poucos o corpo, se estiver quente do sol, antes de mergulhar, para permitir que se adapte gradualmente à temperatura do mar).
  • Na rua, para além do protetor solar, devemos ainda usar chapéu de abas largas ou boné (para evitar a transpiração e oleosidade excessiva é preferível optar por modelos de materiais frescos que permitam a respiração e transpiração do couro cabeludo), óculos escuros contra a radiação UVA e UVB e roupa larga de material respirável (algodão, linho).
  • Crianças: só devem ir à praia a partir dos 6 meses, sempre em horas seguras, com protetor solar mineral (até aos 2 anos) ou específico de criança com SPF 50+ e usando roupas claras, frescas e respiráveis que cubram o corpo, óculos de sol e chapéu.

 

CUIDADOS DERMATOLÓGICOS:

Pele

  • Proteção solar, sim ou não? Sim, claro! Não faz mal nenhum apanharmos um pouco de sol nas pernas ou nos braços durante 15min por dia sem protetor solar, mas nunca devemos expor-nos ao sol sem protação durante mais de 20min, muito menos no rosto, pescoço e decote (são as zonas mais sensíveis e também as que envelhecem mais precocemente). O protetor deve ser reaplicado de 2 em 2h e sempre que se molha o corpo ou transpira em excesso.
  • Pós-solar (after sun), vocês usam? A maior parte das pessoas que conheço não, porque "têm um hidratante lá em casa que costumam usar". Eles existem por algum motivo e são, sem dúvida, diferentes dos hidratantes "normais". Têm a capacidade de desinflamar a pele, refrescá-la, nutri-la e recuperá-la dos danos provocados pelo sol e pelo sal ou cloro. Por muitos cuidados que tenhamos há sempre radiação UV absorvida que aumenta a temperatura da pele e acelera a perda de água (inflamação e desidratação), bem como sal e cloro danificam o filme hidro-lipídico da nossa pele, tornando-a mais seca e desprotegida. 
  • DICA: Não esquecer a proteção solar dos cabelos! Depois queixamo-nos que ficamos com um ninho de ratos na cabeça, tal não é a agressividade de todo o sal, sol e cloro na fibra capilar, já para não falar da queda de cabelo que vem nos meses seguintes ao final da época balnear, a chamada "queda sazonal". Assim como usamos produtos específicos para o corpo durante o verão devemos também usar produtos específicos para o cabelo: uma linha solar capilar que proteja durante e que nutra após a exposição solar (no banho).

 

ALIMENTAÇÃO:

Alimentação

  • Quanto à alimentação, as refeições devem ser leves e frequentes. Evitar: molhos e condimentos fortes, pois são de difícil digestão e há uma maior probabilidade de provocarem mal-estar gastrointestinal, bem como bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar, pois potenciam a desidratação.
  • Ingerir alimentos bem cozinhados, principalmente carne, peixe e ovos, para prevenir intoxicações alimentares.
  • Incluir sopa nas refeições é uma excelente forma de ficarmos saciados, hidratados e vitaminados :)
  • Beber muita água (tanto mais quanto maior o calor, transpiração e exposição solar).
  • DICA: Há certos alimentos mais suscetíveis ao calor e a provocar-nos uma grande dor de barriga, por isso seleccionei alguns alimentos seguros e saudáveis para levarem convosco para a praia, piscina ou campo. Anotem: fruta fresca cortada aos cubos ou às bolinhas, sanduíches de peito de peru, frango desfiado, atum, ricota e/ou vegetais em pão integral, saladas frias sem molhos, palitos de cenoura, pacotes individuais de bolachas simples sem recheio, tostas integrais, fruta desidratada, barritas de cereais com reduzido teor de açúcar e gelados à base de água (se levarem uma geleira).
  • DICA: O calor convida aos petiscos ao ar livre com a afamília e amigos. Estas são as minhas sugestões saudáveis e pouco calóricas: caracóis, queijos brancos (fresco, requeijão, mozarela, ricota) e tremoços.

 

Aproveitem o lado fabuloso do sol, cuidem de vocês e de quem amam e... divirtam-se! :D

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.