Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Alves

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Alves

Qui | 20.08.20

Cuidados de Pele Para Quem Usa Máscara

Equipa de Máscara

Eu e a minha equipa sempre de máscara, na Farmácia Santa Marta do Pinhal :)

 

A utilização de máscara de proteção individual veio para durar, para bem de todos! E como já deves ter reparado se a usas por longos períodos de tempo, afeta negativamente a pele e pode até agravar problemas pré-existentes como Rosácea ou Acne.

As alterações na pele surgem principalmente se usarmos a máscara durante muito tempo seguido, pelo acumular da transpiração nos poros ou pela fricção, mas quem faz alergia às fibras reage muito mais rapidamente.

 

HÁ MÁSCARAS E MÁSCARAS

A DGS recomenda a utilização na comunidade de máscaras cirúrgicas (descartáveis) ou máscaras comunitárias certificadas pelo CITEVE (reutilizáveis). Conforme o fabricante, o tipo de fibras têxteis e a sua percentagem individual variam, e consequentemente há máscaras que “agridem” mais a pele que outras. As que menos agridem são as de algodão. Há tintas utilizadas nas estampagens das máscaras que também podem provocar alergias. Portanto, se a tua pele sofre com o uso prolongado da máscara, o primeiro passo é adquirir máscaras comunitárias reutilizáveis COVID-19-APROVADAS 100% algodão brancas (ex. Zzie).

 

CUIDADOS A TER COM A MÁSCARA, PARA A PELE

Investir em bons cuidados de pele de pouco nos vai servir se não tivermos os devidos cuidados com as nossas máscaras de proteção individual. É importante:

  • Trocar de máscara sempre que estiver húmida (o ambiente quente e húmido cria as condições ideais para o desenvolvimento de fungos indesejados, e para além disso, uma vez húmidos os filtros das máscaras perdem a eficácia)
  • Desinfetar a máscara após cada utilização (para eliminar qualquer bactéria ou fungo que possa estar a desenvolver-se e evitar que contamine a pele)
  • Lavar a máscara quando precisar
  • Seguir as indicações do fabricante para lavar e desinfetar a máscara
  • Substituir a máscara assim que estiver danificada, não aderir ao rosto ou atingir o número máximo de lavagens

 

ALTERAÇÕES DA PELE

As máscaras afetam negativamente a pele de duas formas:

  • Pelo contacto (fricção e pressão), provocando vermelhidão, irritação, descamação, erosão e/ou alergia;
  • Pela oclusão, desenvolvendo comichão, borbulhas, comedões, oleosidade e/ou desidratação.

Para reduzirmos estas manifestações indesejadas e restabelecermos a saúde (e beleza) da nossa pele, precisamos urgentemente de ajustar os nossos cuidados de pele a esta nova realidade.

 

NOVOS CUIDADOS DE PELE (DURANTE O USO DE MÁSCARA)

De uma forma geral, se sentes a tua pele em pior estado desde que começaste a usar a máscara, estes são os novos cuidados que deves implementar na tua rotina:

1) Reduzir a irritação em SOS: se sentes comichão, sensação de ardor, queimadura ou picadas, numa altura de crise pulveriza a pele com um spray de água termal com zinco e espera que seque até voltares a colocar a máscara.

2) Lavar a pele a meio do dia. A zona abrangida pela máscara deve receber esta lavagem extra para ir removendo a transpiração e restantes impurezas que se acumulam.

3) Substituir ingredientes com potencial irritativo por outros mais suaves. Por exemplo, trocar o Retinol pelo Bakuchiol e os AHA e BHA pelos PHA ou Ácido Azelaico, ou suspender completamente a utilização destes ativos. As esfoliações, limpezas de pele e peelings também devem ser adiados para quando a pele não estiver tão fragilizada. E a higiene diária da pele deve ser feita com um gel de limpeza suave, sem sabão.

4) Evitar usar maquilhagem nas zonas abrangidas pela máscara. Não só obstrui ainda mais os poros como reduz o tempo de vida útil da máscara. Se não dispensas o uso de maquilhagem opta pelos corretores (covers) localmente nas imperfeições a disfarçar, como é o caso das olheiras, borbulhas ou manchas nas zonas a descoberto, e ainda numa boa máscara de pestanas que não forme grumos. É o quanto baste para dar logo um ar saudável! Se ainda assim não for suficiente para ti podes sempre reforçar a maquilhagem de olhos, por exemplo com um eyleiner e/ou sombra.

5) Reforçar a hidratação com emolientes de formulações simples e não esquecer do contorno dos olhos. Ingredientes como glicerina, ceramidas, vitamina E, niacinamida e probióticos são bons para reforçar as defesas e hidratação da pele. A pele do contorno dos olhos é mais fina, sensível e agora está tão próxima do contacto com a máscara que não te podes esquecer de usar sempre um creme específico para esta região!

6) Manter o uso de protetor solar. Lembra-te que a radiação UV atravessa a máscara. Se tiveres alguma lesão, inflamação ou imperfeição por baixo ela pode mesmo hiperpigmentar e deixar marca (mancha). Opta por um FPS 50+ não comedogénico.

 

Sugiro-te alguns dos meus favoritos:

 

PELE SECA

Pele Seca

1. Limpeza: LRP Toleriane Gel Limpeza Anti-Desconforto

2. Hidratação em Sérum: Boí Thermal Silessence Sérum

3. Hidratação em Creme: Filorga Creme Universal

4. Contorno de olhos: Avène Emulsão

5. Proteção solar: Caudalie Solaire Rosto 50+

6. Máscara semanal: Caudalie Máscara Hidratante

Suplementação oral, conforme a ação pretendida: 7. Martiderm Proteos Cápsulas (hidratação)/ 8. Lierac Premium Cápsulas (nutrição e anti-envelhecimento)

 

PELE OLEOSA

Pele Oleosa

1. Limpeza: Eucerin Gel Limpeza

2. Hidratação em Sérum: Martiderm Acniover Sérum

3. Hidratação em Creme: Bioderma Sebium Sensitive

4. Contorno de olhos: Jowaé Gel Vitaminado

5. Proteção solar: Isdin Fusion Water 50+

Máscara semanal, conforme a ação pretendida: 6. Uriage Máscara Purificante (de argila, com ação purificante)/ 7. Acniover Soothing Mask (de tecido, com ação calmante)

8. Suplementação oral: Acniover Cápsulas (equilibra, purifica e previne o reaparecimento de imperfeições)

 

PELE MISTA

Limpeza: conforme tenda mais para a oleosidade ou secura, vê o produto acima aconselhado para esse tipo de pele; se estiver mais oleosa numa fase do dia e mais seca noutra usa um de manhã e o outro à noite.

Hidratação e Proteção Solar: o melhor mesmo é aplicar na zona T os produtos acima aconselhados para a pele oleosa e no resto do rosto os da pele seca, para ajudar a equilibrar verdadeiramente; caso contrário haverá sempre uma área descompensada. Se esta rotina for demasiado complexa fá-la especialmente com os hidratantes e opta pelo protetor solar da pele oleosa no verão e da pele seca no inverno.

Contorno de olhos: se sentires a repuxar, vincar as rugas ou formar eczema opta pelo aconselhado acima para a pele seca; se não existir nenhum destes problemas ou se nesta zona houver tendência a aparecerem pontos negros ou borbulhas vai pelo da pele oleosa.

 

PELE PROBLEMÁTICA

Se sofres de alguma doença de pele como Acne, Rosácea, Dermite Seborreica, Dermatite Atópica ou Psoríase e notas agravamento desde que usas máscara é indispensável pedires ajuda profissional para ajustar o teu tratamento (dermatologista) e os teus cuidados de pele (especialista dermocosmética).

 

PRECISAS DE AJUDA?

Todos precisamos de ajuda profissional de vez em quando, por isso lembro-te que estou aqui para ajudar. Se queres melhorar a tua pele com um Ritual de Beleza exclusivo para ti, adaptado ao teu estilo de vida e à tua saúde, marca já o teu Aconselhamento de Pele (Online).

 

CUIDADOS DETOX DA PELE (EM PERÍODO DE PAUSA)

Os períodos de pausa da utilização intensiva de máscara (ex. férias) são de aproveitar para fazer um Detox à pele e assim conseguir revigorá-la, reequilibrá-la e reduzir imperfeições. Este tipo de cuidados é muito mais intensivo e deve ter sempre em vista as necessidades específicas de cada pele, por isso no Aconselhamento de Pele (Online) analiso-as e crio um Ritual único para ti ;)

 

POR FIM…

Esta tem sido uma grande mudança para todos nós, a vários níveis, sendo que a utilização de máscara de proteção individual é apenas uma gota de água no oceano que ela representa, e muito importante para a saúde de todos. Sim, a nossa pele não está habituada e fica ressentida, mas vamos dar-lhe o carinho e atenção que ela merece através de cuidados de pele apropriados, para que possa continuar a exercer a sua função de barreira e a defender-nos dos agressores externos!

No fim de contas só temos de aceitar a mudança e continuar a cuidar de nós, desfrutando destes Novos Rituais de Beleza ;)