Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Qua | 18.04.18

Cuidados Para Homem? Bons e Recomendam-se!

Fico muito feliz por saber que os homens já começam a cuidar um pouco mais de si :)

Dizer que já lá vai o tempo em que os homens achavam que os cremes são para senhoras é ir longe demais, porque infelizmente muitos ainda têm essa mentalidade, mas aos poucos já vamos vendo uma maior preocupação com a apresentação, onde o estado de saúde da pele tem um grande peso. Na verdade a hidratação da pele, bem como a sua higiene, é fundamental em qualquer sexo ou idade, e por isso mesmo é que iniciamos este gesto logo desde o nascimento. Não aplicam cremes nos vossos bebés? Então porque é que deixam de o fazer com o passar do tempo? Em vez de pararem, adaptem! Continuem a ler e vejam como ;)

Creio que falo pela maioria das mulheres quando digo que também nós gostamos de um homem com um ar cuidado :)

 

Pele Homem VS. Pele Mulher

Devido essencialmente à testosterona, a pele do homem tem algumas características diferentes da pele da mulher:

  • Mais espessa e firme;
  • Tendencialmente mais oleosa, com mais e maiores glândulas sebáceas;
  • Os sinais de envelhecimento aparecem mais tarde e, nessa altura, instalam-se rapidamente;
  • Formam rugas mais profundas, papos e olheiras maiores e perdem maior tonicidade muscular;
  • Mais agredida, pelo ato de barbear.

 

Assim sendo, a escolha dos cosméticos de uso diário vai recair preferencialmente sobre:

  • Texturas leves e frescas;
  • Controlo da produção de sebo e do crescimento bacteriano a ela associado;
  • Ação anti-fadiga, hidratante e, a partir de determinada altura, anti-envelhecimento.

 

Ritual Diário Para Homem

Os homens até têm paciência para muita coisa - manter o carro impecável, consertar uma mobília acidentada, um tratamento anti-queda para o cabelo (que nós ficamos a meio!), aturar as mulheres... xD - mas não para aplicar cremes. São mais simples e mais exigentes com cheiros e texturas, por isso o seu ritual diário deve ser também ele simples, fácil, rápido, prático e agradável. Os produtos devem ser adaptados ao tipo, estado e patologias de pele que poderão estar presentes, por isso, se tiverem algum problema de pele o melhor é marcar primeiro uma avaliação com uma especialista. De uma forma geral, se não houver problemas de pele, o ritual diário masculino deve ser o seguinte (os produtos das imagens são alguns exemplos dos best-sellers na zona onde trabalho):

 

1º) Limpeza: de manhã e à noite. Há duas alternativas e podem escolher conforme o que vos dê mais jeito: o Gel de Limpeza, prático para quem prefere lavar o rosto no banho ou quem gosta de passar a pele por água; a Água Micelar, mais fácil para usar 2 vezes ao dia porque aplica-se com uma compressa ou disco de algodão e não é preciso remover com água da torneira. 

Limpeza

 1) Gel de Limpeza Martiderm. 2) Água Micelar Caudalie.

 

2º) Hidratação: de manhã e à noite em todo o rosto. Podem escolher um Creme ou um Sérum, de acordo com as necessidades da pele e a textura que vos der mais conforto. Para quem não gosta de ficar com o cheiro do produto na pele nem de ficar com uma sensção de "creme na pele" aconselho optar pelo sérum.

Hidratação

  1) Hidrantante anti-rugas Lierac Homme. 2) Sérum Krono-age Martiderm.

 

3º) Anti-fadiga: de manhã e à noite no contorno dos olhos. Para combater os papos e olheiras deve ser aplicado um produto específico, o Contorno de Olhos.

Anti-fadiga

 1) Contorno de olhos desfatigante Lierac Homme. 2) Contorno de olhos energizante Vineactiv Caudalie.

 

Cuidados Com o Barbear:

Mousse de Barbear + Pós-barbear (after shave): aplicados apenas na zona da barba. A mousse ajuda a lâmina a deslizar, de forma a evitar cortes, e o pós-barbear devolve o conforto à pele irritada, acalma e suaviza. Ambos devem ter propriedades anti-bacterianas para não provocarem infeções na pele, que está mais sensibilizada e com menos defesas devido à agressão provocada pela lâmina.

Barbear

 1) Gel de barbear Avène Men. 2) Pós-barbear Eucerin Men.

 

Resumindo, são apenas 3 produtos a usar diariamente: limpeza, contorno de olhos e hidratante. Só no dia do barbear é que se usam os outros 2. Simples, certo? Vá lá, têm de admitir que é! :)

"Ah, mas eu faço a barba todos os dias, por isso são 5 produtos por dia e isso já é muito", poderão alguns de vocês argumentar. Ok, então neste caso adaptem da seguinte forma:

1º) Limpeza;

2º) Mousse de Barbear;

3º) Pós-barbear com propriedades hidratantes ou Sérum hidratante com propriedades calmantes (ou seja, um produto que tenha as 2 propriedades) - usar em todo o rosto;

4º) Contorno de olhos.

 

O que acham? Eu acho que é bastante simples e direccionado. Aposto que vão gostar desta rotina :)

Experimentem e reportem-me a vossa experiência ;)

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.