Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Sex | 29.12.17

Detox e Desenfarte Pós-Festas

Não há que ter vergonha, nesta altura do ano é mesmo assim: sair da linha! Eu confesso que a minha perdição é o chocolate, e praticamente durante todo o ano porto-me bem (não vá o Pai Natal andar à espreita xP) mas assumo desde já que nesta altura a tentação é mais forte que eu.

Como já referi ateriormente (ver ponto nº9), "sair da linha" de vez em quando também faz parte de um estilo de vida saudável. O problema são os hábitos! Se tivermos hábitos saudáveis, um chocolate de vez em quando não será problema. E socializar à mesa faz parte da época festiva: é sinal de partilha, divertimento e conforto, por isso não tem de ser um bicho de sete cabeças. Quem tem de se conter mesmo é quem tem algum risco cardiovascular: hipertensão, diabetes, dislipidémia, tabagismo, obesidade e sedentarismo. De resto, malta, bora lá aproveitar ;) hehe

 

Mas este post é sobre Detox e... Desenfarte?
Sim, porque depois de um dia "fora da lei" convém reequilibrar o organismo, ajudá-lo a eliminar o excesso de gordura e açúcar com que o intoxicámos e facilitar a digestão para reduzir a sensação de enfartamento.

 

Como?
Ingerindo alimentos que tenham essas propriedades em refeições ligeiras (com poucas calorias e pobres em gordura e açúcar). São eles:

  • Água - imprescindível beber muita água, mais do que o normal (aí uns 2L ou mais), para rehidratar e melhorar as nossas funções metabólicas e de excreção.
  • Chá verde, de cavalinha, de centelha asiática, limonada (sem açúcar nem qualquer tipo de adoçante), aveia, lentilhas, pepino, frutos vermelhos e kiwi - têm propriedades antioxidantes, diuréticas (ativam a excreção renal), lipolíticas (queimam gordura) e/ou hipoglicemiantes (ativam a metabolização do açúcar).
  • Chá de menta, de gengibre, de camomila, alcachofra, ananás, papaia, maçã cozida, iogurte e legumes verdes - facilitam a digestão e melhoram o funcionamento intestinal e o conforto abdominal, de preferência se forem ingeridos sob a forma líquida ou em papa, pois desta forma já entram parcialmente "digeridos", sendo mais fácil para as nossas enzimas fazerem o resto do trabalho.

 

Exemplo de Dia de Detox:

Há quem faça jejum e só beba chás, há quem só beba líquidos incluíndo sumos e smoothies naturais, mas eu sou mais fã de papas (os sumos e smoothies em demasia enjoam-me). É importante que os alimentos sejam naturais, sendo de evitar os processados como barritas, bolachas, cereais de pequeno-almoço, enlatados...

Neste dia, para além destas refeições, bebi também muita água, limonada sem açúcar e chás.

Pequeno-almoço

Pequeno-almoço: papas de aveia com kiwi, mirtilos e canela. Modo de preparação das papas de aveia: 3 colheres de sopa de aveia + leite de amêndoa sem açúcar q.b. durante 1minuto e meio no microondas.

 

Almoço

Almoço: creme de espinafres e lentilhas. Só com legumes e temperada com sal e azeite.

 

Lanche

Lanche: gelatina light de ananás, iogurte biológico, maçã cozida com um pouco de manteiga de amendoim caseira e canela.

 

Jantar

Jantar: ovos biológicos mexidos com cebola, tomate e pepino, temperados com cebolinho e pouquíssimo azeite, sal e pimenta.

 

Depois deste dia de Detox e Desenfarte sinto-me como nova e pronta para outra xD hehe

 

É provável que julguem estas refeições como fora do normal em comparação com as outras refeições-detox que estão habituados a ver, mas cada um é como cada qual e eu não acredito que haja uma fórmula mágica igual para toda a gente. Acho que devemos escolher o que melhor se adapta ao nosso organismo e o que nos faz sentir melhor. Para mim é isto :) E para vocês?

 

Vemo-nos em 2018!
Boas entradas e sejam felizes :)