Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Sex | 28.06.19

Exposição Solar: 5 Erros A Não Cometer

IMG_3882.1.jpg

 

Verão, verão, meu querido verão! Não poderia ser outra a estação do meu nascimento :)

Dias longos, céu limpo, frutas frescas, sol e calor que pedem mergulhos na praia e na piscina... :D

Mas por vezes esquecemo-nos que o sol também queima quando estamos noutros sítios para além da praia e da piscina, como:

  • no carro
  • em casa (à janela, a estender a roupa, na varanda...)
  • ao andar a pé a caminho de casa/loja/estação/emprego
  • ao praticar exercício físico ao ar livre
  • ao passear o cão
  • na esplanada
  • num passeio turístico
  • numa caminhada

E por aí fora... Estas são apenas algumas situações do dia-a-dia em que estamos expostos ao sol e nem nos apercebemos. A radiação não discrimina se vamos só almoçar a casa ou se estamos na praia. A única diferença é o tempo durante o qual essa exposição ocorre, e se incide direta ou indiretamente, mas a verdade é que a radiação demora apenas alguns segundos a penetrar nas nossas células e a provocar potenciais danos (escaldões, insolações, cancro de pele...).

 

Exposição Solar Campo

 

Querem ter uma pele maravilhosa e saudável no verão e que se mantenha assim ao longo de vários anos? Evitem cometer os 5 Erros Mais Comuns que se seguem, nos vossos cuidados de pele de verão!

 

5 Erros A Não Cometer no Verão:

 

1) Não aplicar protetor solar no dia-a-dia.O protetor solar de rosto é para ser usado o ano inteiro, faça sol ou chuva, faça frio ou calor, porque a radiação solar atravessa as nuvens e incide na nossa pele mesmo sem sentirmos, sendo a principal responsável pelo envelhecimento da pele. No verão, como a roupa é mais curta, devemos proteger toda a pele exposta, por isso toca a pôr protetor também no decote, braços e pernas da proxima vez que sairem de casa. Mesmo que tenham um tom de pele mais escuro usem, podem é optar por um Fator de Proteção Solar (FPS, ou SPF em inglês) mais baixo.

 

2) Aplicar o protetor solar apenas uma vez por dia.Na praia ou no dia-a-dia, o protetor solar deve ser reaplicado. No primeiro caso, em todo o corpo e rosto de 2h em 2h ou antes, se forem à água ou transpirarem muito, mesmo que o protetor solar seja "resistente à água" (vê o que isso significa aqui). Já no dia-a-dia, caso não trabalhem ao ar livre, basta reaplicá-lo à hora do almoço. Poderá também fazer sentido reaplicar à saída do trabalho, se ainda for de dia, ou se forem fazer exercício físico ao ar livre.

 

3) Usar os produtos do dia-a-dia na época balnear.Chamo época balnear a todo e qualquer dia ou conjunto de dias em que há uma exposição solar prolongada. Pode ser um dia de praia, piscina, um pique-nique, passeio, evento ao ar livre, etc (já estão a ver onde quero chegar). Nestes dias a pele fica sensibilizada e inflamada, por isso devemos usar uma linha específica solar e pós-solar, em que os produtos desinflamam e regeram a pele danificada pelo sol. Uma base ou um creme hidratante com FPS não são protetores solares. O seu poder de proteção é inferior, por isso estes cuidados ficam reservados para o uso no dia-a-dia na cidade. Já um simples creme hidratante, ou mesmo anti-envelhecimento, não têm ação a anti-inflamatória e reparadora necessárias para lidar com os efeitos nocivos do sol a nível celular. Se fizer sentido podemos é incluir neste ritual um ou outro produto dos nossos cuidados do dia-a-dia. Por exemplo, se formos para a praia basta usar o protetor solar e o after-sun, mas se a nossa pele tiver tendência a manchar podemos complementar com um sérum anti-manchas compatível com o sol. Outro exemplo: se formos fazer um passeio turístico à cidade podemos incluir também o nosso creme de contorno dos olhos.

 

4) Esquecer de proteger os lábios e mãos.Os lábios não têm melanina, por isso não têm proteção natural contra a radiação UV. Já as mãos são a segunda zona do corpo mais exposta, a seguir ao rosto (não só no verão mas também no inverno). Usem um protetor solar de lábios e extendam a aplicação do vosso protetor de corpo ou rosto às costas das mãos. Também existem cremes de mãos com proteção solar e hidratantes labiais com FPS, mas mais uma vez, não é a mesma coisa...

 

5) Usar o protetor solar aberto no ano anterior.Após a abertura de um protetor solar os seus filtros começam a oxidar e no ano seguinte, não só são menos ou nada eficazes, como podem provocar grandes reações alérgicas e risco de insolação grave.

 

Outro dos erros mais frequentes, infelizmente, continua a ser a exposição solar na "hora do cancro" (11h - 16h).  Não o coloquei nesta lista simplesmente porque acho que toda a gente o sabe. Estamos mais que alertados para as suas consequências, por isso não vou "bater mais no ceguinho" xD

 

Vamos cuidar da única pele que temos nesta vida? ;)

Desfrutem dos vossos cuidados de beleza de verão!