Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Dom | 26.03.17

Lanchinho Saudável :)

Para todos os gulosos como eu que tentam manter uma alimentação saudável, deixo-vos aqui uma sugestão de como podem fazer um lanche saudável e super saboroso!

 

Lanchinho Saudável da Rita:

1. Escolher uma base. Eu opto por iogurte natural biológico, mas também podem usar iogurte light, "iogurte" ou sobremesa de soja, ou outra do vosso agrado.

2. Adicionar linhaça em pó e cereais. Normalmente uso aveia integral e um muesli biológico (aveia, amaranto, trigo, espelta, coco e avelã) com pepitas de chocolate.

3. Adicionar fruta à escolha.

4. Adicionar com frutos secos ao natural (nozes, passas, amêndoas, avelãs, caju...) e sementes (de sésamo, de girassol, pevides de abóbora...).

5. Finalizar com um fio de mel, se necessário.

 

O resultado final:

Taça de Frutos VermelhosTaça de Maçã

 

Conforme os ingredientes que utilizarem e as suas quantidades, este pode ser um lanche mais light ou mais calórico.

Nem tudo o que é light é saudável e nem tudo o que é calórico faz mal à saúde.

Os frutos secos, as pepitas de chocolate, o mel e o iogurte natural são exemplos disso: têm algumas calorias mas são muito saudáveis. Por isso, se estão a fazer dieta para emagrecer o meu conselho é apostarem em iogurte e cereais com poucas calorias, evitarem as pepitas de chocolate e o mel, e ponderarem na quantidade de frutos secos e sementes. A fruta também tem açúcar mas desde que não coloquem mais que uma peça não tem problema.

Para quem não está a fazer dieta e pretende apenas manter uma alimentação saudável podem usar o que mais gostarem de entre estes ingredientes pois são todos bons para a nossa saúde.

 

Benefícios Para a Saúde:

  • Iogurte: rico em probióticos, bactérias naturalmente presentes no nosso intestino, reforçam o nosso sistema imunitário, reduzem o risco de infeções e de doenças intestinais, melhoram o trânsito intestinal e favorecem a absorção de vitaminas e minerais. Os biológicos são de preferir pois têm maior valor nutricional. Se for um iogurte vegetal, só tem probióticos se estes forem adicionados. Normalmente as sobremesas de soja não têm.
  • Linhaça em pó: rica em ómega 3, uma gordura anti-inflamatória com excelentes benefícios para todo o nosso organismo - equilibra o sistema nervoso, melhorando a concentração e reduzindo sintomas associados à depressão, ansiedade e hiperactividade, reduz estados inflamatórios de doenças como artrite reumatóide, asma e doença inflamatóra intestinal, reduz os sintomas associados à menstruação, promove a proteção cardiovascular equilibrando a tensão arterial e os níveis de colesterol no sangue e reforça o sistema imunitário. Os seus nutrientes são melhor absorvidos de a linhaça for ingerida em pó em vez da semente inteira.
  • Cereais: ricos em fibras, as quais nos conferem a sensação de saciedade, melhoram funcionamento intestinal, equilibram os níveis de açúcares e gordura no sangue e previnem o cancro do cólon.
  • Fruta: rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, todos eles essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo no geral, reduzindo a probabilidade de sofrer uma imensa variedade de doenças, inclusive cancerígenas.
  • Frutos secos e sementes: ricos em ómega 3, fibras, vitaminas e minerais.
  • Mel: de todos os açúcares o mais saudável pois ajuda a eliminar toxinas (é diurético), facilita a digestão, estimula o sistema imunitário, tem propriedades anti-microbianas, anti-reumáticas e expectorantes. E sendo rico em açúcares dá-nos a energia que precisamos para continuar ativos ate ao fim do dia :)

 

Outra grande vantagem deste lanche é a sua versatilidade, pois podemos comê-lo todos os dias da semana e nunca repetir os mesmos ingredientes :)

 

O muesli que costumo usar é este, da GutBio, que compro no Aldi.

Muesli

 

Inspirem-se, divirtam-se e bons lanches!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.