Maquilhagem em Pele Acneica
A acne é uma das patologias de pele mais frequentes, principalmente na adolescência mas cada vez mais também em mulheres na altura da menstruação. Deve-se à inflamação e infecção do folículo pilo-sebáco devido à excessiva oleosidade e queratinização nessa região. Por isso a maquilhagem, tal como os cuidados de hidratação e higiene, devem ser adaptados:
- Não irritantes
- Não oclusivos (evitar pré-bases siliconadas)
- Oil-free
- Matificantes
- Anti-seborreicos
Lembrem-se disto: queremos que a pele se mantenha com o minimo de oleosidade possível durante o máximo de tempo possível. Não queremos passar de uma pele oleosa hidratada para uma pele desidratada e descamativa que continua a ser oleosa na mesma!
Outra coisa que têm de perceber é que a maquilhagem não é photoshop, ou seja, consegue disfarçar imperfeições mas não eliminá-las. A textura da pele vai continuar visível.
A hidratação é muito importante para que a maquilhagem funcione e é também ela que vai melhorar a textura da pele, por isso prometo falar-vos sobre os cuidados a ter na Acne com mais detalhe numa próxima publicação. Agora vejamos o exemplo de uma maquilhagem natural para o dia-a-dia que podem fazer e os produtos que podem utilizar:
- Limpar e hidratar o rosto.
- Aplicar a base - a pele com acne encontra-se mais avermelhada, pelo que o tom da base deve ser testado na linha do maxilar e seleccionado o que der continuidade ao tom do pescoço. A base deve ser oil-free e adaptada a pele sensível e com patologias. De preferência deve ter proteção solar incluída (se não tiver, aplicar protetor solar oil-free antes da base). Para a M. seleccionei a Base Compacta Oil-free nº 2 da Avène Couvrance. DICA: apliquem a base com a Beauty Blender e não com a esponja que vem na embalagem para um resultado mais natural.
- Localizadamente sobre as borbulhas e marcas vermelhas aplicar o Cover Verde da Avène Couvrance, específico para peles com problemas (a cor verde neutraliza a vermelha) e, por cima deste, um cover do tom da pele específico para borbulhas como o Cover Dermopurifeyer da Eucerin (ao mesmo tempo que disfarça ajuda a tratar).
- Localizadamente sobre as marcas que já estão acastanhadas colocar o Cover DSP da Martiderm.
- Aplicar o Pó Translúcido em Mosaico da Avène Couvrance em todo o rosto para "agarrar" a base e matificar. Ao longo do dia podem ir reaplicando este pó se a vossa pele tender a ficar muito oleosa. DICA: comecem por aplicar o pó localizadamente sobre as zonas onde colocaram o cover - e apliquem bastante pó aqui! Isto vai evitar que as borbulhas vão ficando visíveis com o decorrer do dia.
- A M. não tem olheiras, por isso não apliquei nenhum corretor nos olhos. Se tiverem podem usar o Pincel Corretor da Avène Couvrance.
- Apliquem um esfumado natural nos olhos (podem usar qualquer marca hipoalergénica, não há nenhuma específica de pele acneica porque os olhos não sofrem de acne mas sim de alergias e sensibilidades...). Para esse efeito na M. utilizei o Lápis Castanho da Miyo e 3 Sombras da mesma marca: uma castanha mate, uma rosa luminosa e outra champanhe.
- Finalizem os olhos com um revirador de pestanas e máscara. Na M. apliquei a Máscara Preta da Avène Couvrance.
- Preencham as sobrancelhas com um lápis castanho. Na M. usei o Lápis de Sobrancelhas nº 2 da Avène Couvrance. DICA: apliquem com pinceladas em vez dum risco e depois esbatam com um pincel de sobrancelhas para um resultado natural (o lápis da Avène já inclui o pincel).
- Para terminar usem um batom e um lápis de lábios com uma cor natural, ambos do mesmo tom. Na M. apliquei o Duo de Lábios nº 1 da Avêne Couvrance, que de um lado tem o lápis e do outro o batom :)
Espero ter sido útil!
Um grande obrigada à M. pela sua participação como modelo nesta publicação :) ***