Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Ter | 15.11.16

Maquilhagem em Pele Acneica

A acne é uma das patologias de pele mais frequentes, principalmente na adolescência mas cada vez mais também em mulheres na altura da menstruação. Deve-se à inflamação e infecção do folículo pilo-sebáco devido à excessiva oleosidade e queratinização nessa região. Por isso a maquilhagem, tal como os cuidados de hidratação e higiene, devem ser adaptados:

  • Não irritantes
  • Não oclusivos (evitar pré-bases siliconadas)
  • Oil-free
  • Matificantes
  • Anti-seborreicos

Lembrem-se disto: queremos que a pele se mantenha com o minimo de oleosidade possível durante o máximo de tempo possível. Não queremos passar de uma pele oleosa hidratada para uma pele desidratada e descamativa que continua a ser oleosa na mesma!

 

Outra coisa que têm de perceber é que a maquilhagem não é photoshop, ou seja, consegue disfarçar imperfeições mas não eliminá-las. A textura da pele vai continuar visível.

 

A hidratação é muito importante para que a maquilhagem funcione e é também ela que vai melhorar a textura da pele, por isso prometo falar-vos sobre os cuidados a ter na Acne com mais detalhe numa próxima publicação. Agora vejamos o exemplo de uma maquilhagem natural para o dia-a-dia que podem fazer e os produtos que podem utilizar:

Antes e Depois: Pele Acneica

  1. Limpar e hidratar o rosto.
  2. Aplicar a base - a pele com acne encontra-se mais avermelhada, pelo que o tom da base deve ser testado na linha do maxilar e seleccionado o que der continuidade ao tom do pescoço. A base deve ser oil-free e adaptada a pele sensível e com patologias. De preferência deve ter proteção solar incluída (se não tiver, aplicar protetor solar oil-free antes da base). Para a M. seleccionei a Base Compacta Oil-free nº 2 da Avène Couvrance. DICA: apliquem a base com a Beauty Blender e não com a esponja que vem na embalagem para um resultado mais natural.
  3. Localizadamente sobre as borbulhas e marcas vermelhas aplicar o Cover Verde da Avène Couvrance, específico para peles com problemas (a cor verde neutraliza a vermelha) e, por cima deste, um cover do tom da pele específico para borbulhas como o Cover Dermopurifeyer da Eucerin (ao mesmo tempo que disfarça ajuda a tratar).
  4. Localizadamente sobre as marcas que já estão acastanhadas colocar o Cover DSP da Martiderm.
  5. Aplicar o Pó Translúcido em Mosaico da Avène Couvrance em todo o rosto para "agarrar" a base e matificar. Ao longo do dia podem ir reaplicando este pó se a vossa pele tender a ficar muito oleosa. DICA: comecem por aplicar o pó localizadamente sobre as zonas onde colocaram o cover - e apliquem bastante pó aqui! Isto vai evitar que as borbulhas vão ficando visíveis com o decorrer do dia.
  6. A M. não tem olheiras, por isso não apliquei nenhum corretor nos olhos. Se tiverem podem usar o Pincel Corretor da Avène Couvrance.
  7. Apliquem um esfumado natural nos olhos (podem usar qualquer marca hipoalergénica, não há nenhuma específica de pele acneica porque os olhos não sofrem de acne mas sim de alergias e sensibilidades...). Para esse efeito na M. utilizei o Lápis Castanho da Miyo e 3 Sombras da mesma marca: uma castanha mate, uma rosa luminosa e outra champanhe.
  8. Finalizem os olhos com um revirador de pestanas e máscara. Na M. apliquei a Máscara Preta da Avène Couvrance.
  9. Preencham as sobrancelhas com um lápis castanho. Na M. usei o Lápis de Sobrancelhas nº 2 da Avène Couvrance. DICA: apliquem com pinceladas em vez dum risco e depois esbatam com um pincel de sobrancelhas para um resultado natural (o lápis da Avène já inclui o pincel).
  10. Para terminar usem um batom e um lápis de lábios com uma cor natural, ambos do mesmo tom. Na M. apliquei o Duo de Lábios nº 1 da Avêne Couvrance, que de um lado tem o lápis e do outro o batom :)

Produtos

Espero ter sido útil!

Um grande obrigada à M. pela sua participação como modelo nesta publicação :) ***

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.