Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Missão (Im)Possível: Closet Detox

20.11.17

Sabem aquele momento em que olham para dentro do armário e, no meio de tanta roupa, não fazem a mínima ideia do que vestir?

Parece que nada combina, nada assenta como queriamos e nada se adequa àquele dia... "Com aquilo vou ter frio, com aquela vou ter calor, a outra aperta-me a barriga e aqueloutra está a precisar de um ajuste... Bom, esta fica-me bem..." E acabamos por vestir as mesmas peças praticamente todos os dias!

Regra geral faço uma limpeza ao armário duas vezes por ano, na mudança das estações, para eliminar as peças que já não uso há muito tempo, que já não me assentam bem ou que já estão gastas e feias. Contudo há sempre umas sobreviventes que acabam por resistir, seja porque "um dia hei de usar", "foi-me oferecida" ou "hei de comprar algo que combine com isto". O problema é que estas peças estorvam e bloqueiam a inspiração para formar novas conjugações.

Por vezes é preciso alguém que analise o nosso guarda-roupa com um olhar objetivo, sem ligação emocional às nossas peças, sem conhecer o seu percurso, onde foi comprada, por quem foi oferecida ou os bons tempos que já viveram em conjunto. De preferência uma pessoa de confiança, com experiência e provida de uma boa dose de boa disposição e simpatia!

Foi por isso que pedi a ajuda da Dora, da Blossom Image Consulting, que tornou possível o que me parecia uma Missão Impossível: ter um armário completo, com peças que possa conjugar facilmente todas as manhãs, mesmo que ainda esteja meio a dormir :)

 

A Minha Missão Closet Detox e Restyling (Limpeza e Restruturação do Guarda-roupa):

Começámos por avaliar todas as peças do meu armário e dividimo-las em 3 molhos:

  • Peças escolhidas
  • Peças excluídas
  • Peças para arranjar

A minha gatinha veio ajudar x)

A Ajudante

 

As Peças Escolhidas para ficar voltaram novamente para dentro do armário mas desta vez ficaram todas organizadas por tipo, cor e tamanho, para que seja mais fácil escolhê-las ao vestir-me, de manhã.

Vejam como ficou tão bonito no fim do Detox :)

Armário

Gaveta

  

As Peças Excluídas não devem ser propriamente deitadas no lixo, muito pelo contrário! Olhem a poluição, gente! Não vamos estar a destoxificar o guarda-roupa para intoxicar o planeta, né? A reciclagem da roupa pode ser feita de várias formas:

  • Se as peças já não estiverem em condições podem deixá-las na H&M que eles reciclam e dão-vos um vale de 5€ para descontarem em compras lá.
  • Se as peças tiverem sido emprestadas, devolvam-nas com um agradecimento.
  • Se ainda estiverem "utilizáveis" podem oferecê-las a amigos, familiares, a uma igreja ou a institutos de solidariedade.
  • Se forem peças boas, praticamente sem uso, podem vendê-las na internet (por exemplo no OLX ou no Facebook).
  • No caso de serem roupa caras, como as de alta costura, às quais tenham dado pouco uso, podem vendê-las ou alugá-las.

 

Quanto às Peças para Arranjar (descosidas ou rotas), bem como algumas que a Dora me mostrou assentarem melhor com um determinado ajuste, mandei-as para a costureira e já estão prontas a usar :D

 

No final do Closet Detox chegámos à conclusão que tinha demasiadas roupas com padrões ou pormenores, e que precisava de mais peças básicas, o que nos levou à próxima fase: o Restyling, mais conhecido por SHOPPING :)

Shopping

 

Agora que tenho o armário restruturado e mais básicos para conjugar com as peças que já tinha, é-me muito mais fácil e intuitivo escolher a roupa que vou vestir diariamente. Uns dias arriscando mais, outros mais bem sucedidos, mas todos eles entusiasmantes :D Eis alguns dos resultados:

Looks

 

Afinal de contas o nosso estilo não é mais que uma forma de expressão que deve, acima de tudo, permitir-nos sermos nós mesmos e sentirmo-nos bem connosco próprios. Esta experiência foi uma lufada de ar fresco na minha vida e veio facilitar-me drasticamente o dia-a-dia :) Para além disso a Dora foi uma simpatia, muito perpicaz, sempre atenta às minhas dúvidas e necessidades. Percebeu o meu objetivo num instante e nunca o perdeu de vista. Era como se lesse a minha mente: esclarecia as minhas dúvidas mesmo antes de eu as colocar.

À Dora, um grande obrigada.

A todos vós, aconselho vivamente esta experiência!

Beijinhos :)

2 comentários

Comentar post