Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Alves

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Alves

Dom | 25.04.21

O Que Ninguém Te Diz Sobre O Tratamento Da Acne

A Acne é uma doença de pele que afeta a auto-estima e pode deixar marcas para toda a vida, tanto física como emocionalmente. Deve ser tratada o mais antecipadamente possível com ou sem medicamentos, conforme a necessidade, mas infelizmente o tratamento não é rápido nem fácill, portanto não vão em conversas. É um processo complexo passa por várias fases e deve atuar em várias frentes, interna e externamente. Pode ser necessário um equilíbrio hormonal ou uma alteração na alimentação, por exemplo.

Acne

Este é o exemplo da M. (Podes ver mais fotos no instagram).

A Acne dela foi corrigida com base em cosméticos, sem recorrer a medicamentos (houve apenas um ajuste na pílula que ela estava a tomar), mas para isso foram precisas várias consultas onde fomos ajustando os produtos às necessidades da pele, conforme a sua evolução. Além disso ela portou-se sempre muito bem, ignorando todas as sugestões externas de "experimenta isto e aquilo que comigo funcionou muito bem". A resposta dela era sempre "obrigada mas já estou a ser acompanhada por uma profissional" (e em confissão comigo indignava-se "mas eu perguntei-lhes alguma coisa?!") e claro que eu ficava babada de orgulho quando me dizia isto, porque é assim mesmo! Por vezes vão sentir que a vossa Acne é o cetro das atenções e toda a gente tem um berlaite para dar, mas há que respirar fundo, sorrir, agradecer e ignorar. Não podemos dar ouvidos a todas as mezinhas que nos aconselham espontaneamente, se não damos um passo à frente e dois atrás e nunca chegamos a lado nenhum. 

 

Infelizmente não há muitos casos de sucesso como o da M. (e anos depois a sua pele continua a melhorar :D), porque a maioria das pessoas expectam resultados para ontem, e isso não é possível. É uma longa caminhada onde vais encontrar alguns obstáculos, daí a importância do acompanhamento profissional, para te ajudar a ultrapassá-los.

 

Sinto que é urgente alertar-te, se tens Acne, que o tratamento é mesmo o caminho, não procrastines porque quanto mais tempo deixas passar, mais marcas vão ficar na pele.

Contudo há 3 COISAS MUITO IMPORTANTES QUE VÃO OCOCRRER E PROVAVELMENTE NUNCA NINGÚEM TE REFERIU - estares preparado para elas vai fazer toda a diferença na obtenção de resultados:

1) A pele vai provavelmente passar por uma fase intermédia que parece pior do que inicialmente, com mais borbulhas, vermelhidão, sensibilidade e talvez até descamação - é a FASE DA PURGA. Tens de estar preparado para não baixares os braços e não deitares tudo a perder! Depois desta fase passar já vai ser mais tranquilo.

2) Os cuidados de pele vão ter de ir sendo ajustados com o evoluir da Acne. Não há um produto milagroso que funcione sozinho e muito menos do início ao fim. É um conjunto de produtos numa rotina de pele bem estudada e acompanhada profissionalmente que te vai levar à meta que pretendes.

3) Mesmo após eliminar a Acne é normal que surja uma ou outra borbulha de vez em quando, principalmente com desequilíbrios alimentares, alterações hormonais ou agora com o uso de máscara.


Se estiveres pronto para começar a tua jornada no combate à Acne e quiseres fazê-lo com o meu acompanhamento fico feliz por poder ajudar-te com o meu programa de Aconselhamento de Pele Step By Step. Podes ver os meus contactos aqui.

Bons Rituais de Beleza!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.