Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Sab | 18.03.17

Os Básicos Imprescindíveis

Assim como no nosso guarda-roupa existem básicos, nos cuidados com a pele também!

Esta publicação é dedicada a todas as mulheres e homens que não têm paciência para grandes rituais e que pretendem apenas o mínimo para manter a pele saudável e com bom aspeto, mas também para todos aqueles que precisam de seleccionar o que adquirir em primeiro lugar no âmbito de um riual de beleza mais completo.

 

Os Cuidados de Rosto Básicos que qualquer pessoa deve ter são três:

Passo-a-passo

1) Limpeza - imprescindível para remover sujidade, oleosidade, toxinas e outras impurezas acumuladas na superfície cutânea. Este passo é essencial para deixar a pele "respirar" e permitir a penetração e eficácia dos produtos que colocarmos a seguir. Assim como a loiça não fica bem lavada só com água, a pele também precisa de um detergente apropriado para ficar bem limpa. Este produto deve ser suave, sem álcool nem ingredientes oclusivos. Para ser usado de manhã e à noite.

2) Hidratação - desde que nascemos que precisamos de hidratar a nossa pele. Este passo é fundamental para ela possa exercer corretamente as suas funções, em especial a função barreira (proteção contra a entrada de agentes estranhos no nosso organismo, pois a pele serve de barreira entre o interior e o exterior). Pensem nisto: 70% do nosso organismo é constituído por água porque os nossos órgãos precisam dela para funcionarem. E o nosso maior órgão é a pele. Contudo pouca da água que ingerimos lá chega e muita é perdida através do suor. Concluindo, a melhor forma de manter a pele hidratada e portanto, protegida, é diretamente através da aplicação dos hidratantes emolientes que, por um lado absorvem a água do ambiente para a pele e por outro, evitam a sua evaporação. Este produto deve ser de qualidade e adaptado ao tipo de pele. Para ser aplicado de manhã e à noite.

3) Proteção Solar - escusado será dizer que o sol é o pior inimigo da juventudo cutânea. Sabias que 80% do envelhecimento da pele é provocado pelo sol? Manchas, rugas, flacidez, tez baça, pele espessada... E se isto pouco te preocupa, relembro a cada vez maior incidência do câncro de pele, também ele provocado pela radiação solar. Mas para além de proteger contra os efeitos nefastos do sol, o protetor solar também protege a pele do frio graças ao efeito barreira dos seus filtros. Deve ser aplicado de manhã.

 

Estes três passos que não ultrapassam os cinco minutos diários são fundamentais para manter a pele de qualquer pessoa saudável ao longo de toda a sua vida.

Atenção: se o objetivo for tratar algum estado, patologia ou desequilíbrio de pele estes cuidados não serão suficientes, mas se pelo menos estiverem presentes a frequência das crises será reduzida.

Se usas maquilhagem lembra-te que deve ser colocada em último lugar. Ela não trata nem cuida da pele, apenas disfarça as imperfeições. Colocar a maquilhagem diretamente sobre uma pele sem hidratante é intoxicá-la e condená-la ao envelhecimento precoce, por muito boa que seja a qualidade da maquilhagem.

Para os homens, o after-shave não é um hidratante diário, é um calmante para uma pele agredida a ser aplicado localizadamente (e não em todo o rosto) após o barbear. O hidratante deve ser o creme de eleição para uso diário.

 

Dica - Quando Menos é Mais:

É preferível investir em três basicos de qualidade e do que ter uma rotina completa de produtos sem qualidade nenhuma. E lembra-te que têm de estar adaptados ao teu tipo de pele.