Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Sab | 21.01.17

Protege a Pele do Frio!

O frio, as diferenças de temperatura e o aquecimento de interiores são agressivos para a nossa pele, principalmente para as zonas mais expostas, como o rosto e as mãos.

 

Porquê?

No inverno o ar é mais seco que no verão e quando ligamos o aquecimento do carro ou da casa consome-se humidade, o que torna o ambiente ainda mais seco. Nestas condições a nossa pele reduz a produção de substâncias que mantêm o filme hidrolipídico, essencial à função barreira da pele. Então, se a barreira fica afetada, a pele perde água por evaporação e fica sujeita ao "ataque" de agentes externos como os poluentes do ar, radicais livres, microorganismos e alguns componentes dos cosméticos.

 

patologias de pele que são agravadas pelo frio, como o Eczema (dermatose inflamatória com descamação, comichão e vermelhidão), a Rosácea e a Dermite Seborreica, mas mesmo as peles normais são afetadas, tornando-se mais secas e sensíveis, com sensação de repuxar, desconforto, vermelhidão, prurido ou ardor. Já reparaste que quando a tua pele está mais seca, por exemplo, nas mãos e pernas, as suas linhas normais ficam mais acentuadas? Isto é sinal de Xerose, ou seja, de perda do filme lipídico protetor e diminuição da água na camada superificial da pele a menos de 10%! Este estado, se não for revertido, pode anteceder o aparecimento de Eczema.

 

Seja qual for o teu tipo ou estado de pele, protegê-la do frio é uma prioridade.

 Protegida do Frio

Dicas para Proteger a Pele do Frio:

  • Hidratação e Acção Emoliente! Devemos usar cosméticos suaves que aumentem o conteúdo de água e lípidos na pele ao mesmo tempo que reduzem as suas perdas.
    • Rosto: a escolha dos cosméticos depende do tipo de pele. Oleosa: fluidos matificantes e seborreguladores com acção hidratante ou hidratantes oil-free. Mista: hidratantes com fórmulas não comedogénicas, de preferência em creme. Secas: texturas ricas com ingredientes como manteigas e óleos vegetais. Apliquem de manhã e à noite.
    • Lábios: estão tão expostos ao frio quanto o resto do rosto, mas a sua pele é mais fina e não contém glândulas sebáceas nem sudoríparas, pelo que está mais desprotegida. Antes de sairem de casa e sempre que sentirem necessidade devem hidratar os lábios com um bom hidratante labial, que pode até ter proteção solar incluída, o que confere uma barreira extra contra o frio e a secura.
    • Corpo: optem por cosméticos com texturas em creme, bálsamo ou óleo. As peles secas devem optar apenas bor bálsamos ou óleos ou ainda misturar os dois. Apliquem diariamente. Se hidratarem a pele após o banho devem fazê-lo imediatamente nos 3 minutos que se seguem para garantir uma melhor absorção.
    • Mãos: tal como o rosto, as mãos são das zonas do corpo mais expostas ao frio, por isso não saiam de casa sem aplicar um creme hidratante específico para esta zona, de preferência com função barreira, e reapliquem-no sempre que mexerem na água. Para prevenir as frieiras evitem ainda lavar as mãos com água demasiado quente ou fria, bem como andar com elas molhadas.
    • Pés: não se esqueçam desta zona do corpo, que perde bastante água com a transpiração e está predisposta ao aparecimento de calos, calosidades e gretas. Apliquem diariamente um hidratante específico para pés pois a sua pele é mais espessa que o resto do corpo.
  • Proteção Solar! Sim, o protetor solar não protege apenas da radiação UV (que no inverno continua a agredir a nossa pele, ainda que seja menos visível). Ele forma uma barreira, como um reforço extra do nosso filme hidrolipídico, que evita a evaporação da água da nossa pele e a protege do frio e das alterações de temperatura.
  • Higiene Suave! No rosto: a água micelar sem álcool é uma boa escolha pois evita passar o rosto por água fria ou quente, mas se não dispensarem passar água pelo rosto optem por uma fórmula suave, de preferência em leite, e finalizem com a aplicação de um tónico sem álcool para devolver o conforto à pele e repôr o seu pH normal. No corpo: evitar as espumas, os sais de banho e os sabonetes ou geis com sabão, que ressecam a pele, optando por produtos suaves com fórmulas hidratantes e pH 5,5, como os óleos, cremes ou leites de banho e os syndet (sabonetes sem sabão, logo menos agressivos para a pele e menos deslipidantes).
  • Duche Tépido! Ficar de molho num banho quente e prolongado sabe bem mas seca muito a pele. O recomendado é um duche de 10 minutos com água a uma temperatura de apenas 2ºC acima da nossa temperatura corporal.
  • Aquecimento Natural! Sempre que puderem, evitem ligar o aquecimento ou o ar condicionado, quer seja em casa, no carro ou no trabalho. Cubram o máximo de pele que conseguirem recorrendo a gorros, luvas e cachecol. Escolham roupas quentinhas e vistam-se às camadas para poderem ir tirando ou vestindo as peças conforme passem de ambientes frios para ambientes quentes. Em casa bebam um chá, coloquem umas mantas quentinas no sofá, uns lençóis quentinhos na cama, um gatinho ao colo e apostem ainda no aquecimento humano ;)
  • Atenção aos Texteis! Peles sensíveis devem evitar estar em contacto direto com lãs e fibras sintéticas, pois são irritáveis. Usem estas roupas por cima de peças de algodão para que a vossa pele fique mais protegida.
  • Beber Água! Mesmo que não sintam sede andem sempre com uma garrafa de água atrás e vão bebendo. A pele é o nosso maior órgão e, como qualquer um deles, necessita da água que bebemos para o seu bom funcionamento.

 

Transformem a proteção da pele contra o frio em momentos de prazer :)

Inverno

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.