Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Qua | 08.11.17

Que Produtos Usar no Rosto Durante a Gravidez?

Este post é um tributo à gravidez das minhas primas, assim como a todas as mulheres que estão a experienciar o milagre da vida dentro da sua barriga :) Bem-vindas à família, priminhas!

 

Barriguita

 

A gravidez é um momento da vida em que as mulheres devem ter uma série de cuidados específicos, não só na alimentação e estilo de vida, como também nos cuidados de rosto e corpo. Isto porque as alterações hormonais fisiológicas presentes nesta fase manifestam-se na pele, podendo surgir hiperpigmentação (manchas, melasma ou panus), vermelhidão (telangectasias), alterações na produção de sebo (acne, oleosidade, borbulhas e comedões) e aumento da sensibilidade e intolerância da pele.

 

Assim sendo há certos cuidados a ter na escolha dos cosméticos a usar. 

 

Características dos Produtos a Usar Durante a Gravidez:

  • Hipoalergénicos
  • Dermatologicamente testados / com controlo dermatológico
  • Adaptados a peles sensíveis
  • Com ingredientes suaves (nada de produtos com ação anti-envelhecimento muito forte nem tratamentos abrasivos)
  • Sem óleos essenciais, cafeína nem vitamina A ou seus derivados (como o ácido retinóico, o retinol e outros que em Portugal existem apenas em medicamentos sujeitos a receita médica, como a isotretinoina). Outros, como mentol, cânfora, centelha asiática, ácido salicílico e outros ácidos devem ser evitados apenas pelas peles que estejam mais sensibilizadas e sintam desconforto com a sua aplicação.
  • Sem perfume ou com pouco cheiro, para não enjoar.

 

Marcas:

Aconselho a usar, de preferências, apenas uma e dentro de cada marca optar apenas pelos produtos que satisfazem os critérios acima referidos:

  • Uriage
  • Martiderm
  • Caudalie
  • Jowaé 

Claro que existem outras marcas com produtos que podem ser usados durante a gravidez, mas estas são as minhas favoritas, por isso vou exemplificar os rituais com elas.

 

Ritual de Beleza Geral:

De um modo geral, um ritual de beleza diário de uma grávida deve contemplar estas 3 ações (quando falo em ritual de beleza diário refiro-me aos cuidados diários a ter com a pele de forma a manter a sua saúde e um bom aspeto):

  • prevenção da hiperpigmentação (melasma)
  • hidratação
  • proteção

Para conseguir os resultados acima referidas aconselho o seguinte ritual diário:

  1. LIMPEZA E PREPARAÇÃO DA PELE: Limpar e tonificar a pele de manhã e à noite.
  2. PREVENÇÃO DO MELASMA: Aplicar um sérum com ação anti-manchas adaptado, de manhã e à noite. 
  3. HIDRATAÇÃO: Aplicar um creme hidratante e um contorno de olhos adaptados, de manhã e à noite.
  4. PROTEÇÃO: De manhã finalizar com a aplicação de um protetor solar 50+. 

Geral

 Exemplo para pele seca: Leite de limpezaTónico sem álcool, Sérum anti-manchas VinoperfectCreme hidratante Vinosource e Contorno de olhos Vineactiv, tudo Caudalie.

 

Ritual de Beleza Anti-Manchas:

Quer no caso de já teres naturalmente manchas no rosto, quer elas surjam durante a gravidez, deve haver um cuidado especial para regular a produção de melanina (pigmentação castanha) pela pele. Deves reforçar a ação anti-manchas no teu ritual diário e evitar a exposição solar direta para que a melanina seja produzida de forma controlada e assim as manchas não aumentem e possam ser progressivamente atenuadas.

Para tal, no 3º passo do Ritual de Beleza Geral usa um creme de dia e de noite que, para além de hidratar a pele, também tenha ação anti-manchas.

Atenção que nem todos os produtos anti-manchas que existem no mercado podem ser utilizados! Muitos incluem ingredientes desaconselhados na gravidez, como o ácido salicílico e os retinóides.

Manchas

Exemplo: Linha Vinoperfect da Caudalie - SérumFluido de Dia e Creme de Noite. Os produtos de limpeza e o protetor solar devem ser adaptados ao tipo de pele.

 

Ritual de Beleza Anti-Acne:

Por vezes as peles oleosas e acneicas melhoram consideravelmente durante a gravidez, e nesses casos deve ser efetuado o Ritual de Beleza Geral. Mas se não for o teu caso, ou se o teu acne surgiu apenas com a gravidez, os cuidados diários devem ser adaptados. Queremos regular a produção de gordura pela pele, eliminar os brilhos excessivos e reduzir o aparecimento de borbulhas e pontos negros.

Para isso usa um creme hidratante oil-free, seborregulador e matificante de manhã e à noite, bem como um protetor solar oil-free 50+.

Atenção que nem todos os produtos anti-acne que existem no mercado podem ser utilizados! Muitos incluem ingredientes desaconselhados na gravidez, como o álcool, o ácido salicílico e os retinóides.

Outros cuidados a ter:

  • Evitar o uso de água quente durante a limpeza da pele, pois estimula a produção de sebo, a desidratação e a inflamação da pele.
  • Não manipular nem escoriar as lesões (ou seja, não rebentar as borbulhas), pois tende a inflamar e infetar.
  • Os pontos negros (comedões) podem ser limpos desde que não estejam próximos das borbulhas - vê aqui como fazer.
  • Evitar a exposição solar para prevenir as marcas e o agravamento das borbulhas.

Acne

Exemplo: Sérum Concentrado Rejuvenescedor Anti-Manchas Jowaé, Fluido Matificante Jowaé e Protetor Solar Bariésun MAT Uriage. Para potenciar a eficácia destes cuidados aconselho a usar para limpeza e tonificação o Gel de Limpeza Purificante e a Água de Cuidado Hidratante, ambos Jowaé.

 

Ritual de Beleza Anti-Vermelhidões:

Se tens rosácea ou se surgiram pequenos derrames vasculares (telangectasias) à superfície da pele durante a gravidez é aconselhado substituir o creme hidratante do 3º passo do Ritual de Beleza Geral por um creme adaptado com ação hidratante, vasoprotetora, reparadora e calmante, de manhã e à noite.

Outros cuidados a ter - Evitar:

  • Limpar a pele com água quente.
  • Exposição solar.
  • Ambientes quentes e secos.
  • Ar condicionado.
  • Mudanças bruscas de temperatura. 

Rosácea

Exemplo: Sérum anti-manchas Depiderm WhiteCreme anti-vermelhdões RoselianeProtetor solar sem perfume, tudo Uriage.

 

Quando Um Problema Não Vem Só:

Com as alterações hormonais da gravidez pode surgir mais do que uma destas condições, como manchas juntamente com acne e desidratação, por exemplo.

Isto pode complicar um pouco e levar a algumas dúvidas sobre o que aplicar. Nesse caso deve ser feito um aconselhamento personalizado por um(a) profissional de saúde especializado em dermocosmética após uma criteriosa avaliação da pele.

 

Maquilhagem:

Os produtos de maquilhagem usados na gravidez também devem ser adaptados a peles sensíveis. Os da linha Couvrance, da Avène podem ser usados sem restrições.

 

E lembrem-se: as mães dão sempre o exemplo!

Se mantiverem o hábito de cuidar da vossa pele mesmo após a gravidez, mais tarde os vossos filhos vão seguir o exemplo e fazê-lo naturalmente ;)

Muitas Felicidades!

17 comentários

Comentar post