Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Ter | 05.02.19

Ritual Anti-Envelhecimento + Anti-Acne (Acne Adulta)

Sabiam que neste momento a Acne é a 8ª doença mais frequente no mundo?

Se estás a ler este post provavelmente já te apercebeste que a Acne não é uma doença exclusiva da adolescência. Afeta cada vez mais adultos, principalmente mulheres... 51% das mulheres entre os 20 e 29 anos sofrem de Acne. A incidência reduz gradualmente com o avançar da idade mas não chega a zeros antes dos 50 anos. É um problema que afeta a qualidade de vida, a auto-estima e a vida profissional.

 

Desabafo Sobre a Realidade da Acne no Adulto:

O nosso rosto é o responsável pela primeira impressão que causamos, e infelizmente a nossa sociedade não está preparada para aceitar e perceber que a Acne não está relacionada com falta de higiene nem falta de competências profissionais, portanto julga, critica e ainda recusa certos postos de trabalho a pessoas que sofrem de Acne. Peço desculpa pelo desabafo, mas acho isto lamentável e vergonhoso.

Aproveito para alertar-vos para aquelas pessoas que demonstram uma extrema compaixão e tentam ajudar recomendando uma série de mezinhas mirabolantes e produtos que alguém conhecido usou e funcionou... O meu conselho é: ignorem. Eu sei que chega a um ponto que já não têm paciência, mas agradeçam e sigam a vossa vida ignorando toda aquela informação, pois o mais provável é fazer-vos pior, irritando a pele.

Assim sendo, e não para agradar aos outros mas por vocês próprios, aconselho a adotarem um Ritual de Beleza que equilibre a vossa pele, de preferência acompanhados por um profissional de saúde especialista em dermocosmética, que vos vá guiando ao longo de todo este processo demorado que é o tratamento da Acne - vai ser necessário fazer ajustes conforme a situação for evoluindo e vão precisar de ter alguém ao vosso lado para vos esclarecer todas as dúvidas que surgirem pelo caminho.

 

Se quiserem saber um pouco mais sobre a Acne leiam: Toda a Verdade Sobre a Acne. E para alguns conselhos extra: Como Tratar a Acne.

 

A Acne que aparece na idade adulta tem algumas características diferentes da adolescência e nesta altura da vida ainda acresce a preocupação em retardar o envelhecimento (sim, porque a pele oleosa também envelhece!), o que fará diferença na escolha dos produtos a usar.

 

Há dois tipos de Acne no adulto:

  • Persistente - aquela que vem por continuidade ou recaída da Acne da adolescência. É o tipo mais comum.
  • De início tardio - quando a Acne surge pela primeira vez na idade adulta (a partir dos 25 anos). Nestes casos é importante consultar o médico para investigar se está relacionada com alguma doença do foro endocrinológico.

 

Características da Acne no adulto:

  • Sexo: Mais frequente nas mulheres que nos homens.
  • Lesões: Mais borbulhas, menos pontos negros e maior inflamação, alteração na pigmentação e formação de cicatrizes comparativamente à adolescência.
  • Zona: As lesões aparecem maioritariamente no queixo, mandíbula e pescoço.
  • Evolução: Agravamento pré-menstrual. Pode resistir aos tratamentos.

 

Acne Adulta

Acne Adulta - casos clínicos.

 

Causas e Factores que Agravam a Acne no Adulto:

  • Genética e História familiar - o número, tamanho e actividade das glândulas é hereditário.
  • Tabaco - provoca oxidação do sebo, hiperqueratinização e inflamação.
  • Stress
  • Alterações hormonais - gravidez, amamentação, menopausa, síndrome dos ovários poliquísitcos, andropausa.
  • Oclusão ou fricção - pela depilação, pelo contacto da pele com objetos durante algum tempo (ex: almofada, cabelo, violino), por cremes demasiado gordurosos que não deixam a pele "respirar".
  • Alguns medicamentos - corticóides, esteróides anabólicos, lítio (Priadel®), fenitoína (Hidantina®), azatioprina (Imuran®), vitaminas B1, B6 e B12.

 

Conjugar o Tratamento da Acne com Ação Anti-Envelhecimento:

A pele oleosa pode ser uma benção se for bem tratada. Podem estar a chamar-me louca, mas a verdade é que muitos dos ingredientes ativos utilizados para tratar a Acne também têm ação anti-envelhecimento ;) Deixo-vos aqui uma proposta de um Ritual de Beleza para uma pele adulta com Acne, tendência a Acne ou oleosa, com sinais de envelhecimento ou intenção de os prevenir:

Ritual de Beleza

Produtos Lierac, com excelentes resultados na Acne Adulta e no combate aos sinais de Envelhecimento. De baixo para cima e da esquerda para a direita: Gel Sébologie, Duplo Concentrdo Sébologie, Máscara Esfoliante Sébologie e  Premium Soyeuse.

 

1) Limpar a pele de manhã e à noite. Usem o que mais gostarem, como uma água micelar ou uma mousse de limpeza e um tónico. É importante que não tenha álcool, que não deixe resíduos untuosos na pele nem a deixe demasiado ressecada.

2) Aplicar o Duplo Concentrado Sébologie (Lierac), pressionando o dispensador com o sol de manhã e com a lua, à noite. É um sérum inspirado na técnica de Resurfacing Purificante: regula a oleosidade, corrige as imperfeições instaladas e reduz o tamanho dos poros.

3) Aplicar o Gel Sébologie (Lierac) de manhã e o Premium Soyeuse (Lierac) à noite. O Gel Sébologie é um hidratante que reduz os brilhos, os poros dilatados, as borlbulhas e as suas marcas. Com gluconato de zinco, bakuchiol retinol-like e ácido salicílico, com ação queratolítica. O Premium Soyeuse é um creme inspirado na Medicina Regenerativa que hidrata, matifica (elimina os brilhos) e combate as rugas (das iniciais às profundas), a perda de densidade, a perda de firmeza e a textura irregular da pele.

4) Aplicar Protetor Solar 50+ oil-free de manhã. É um passo importante para prevenir as marcas, melhorar a tolerância dos restantes produtos e prevenir o envelhecimento (não se esqueçam que o sol é o principal responsável pelo envelhecimento da pele!). Usem o que mais  gostarem desde que seja oil-free ou não-comedogénico, como estes: Avène Cleanance, Uriage Mat e Isdin Fusion Water.

5) Uma vez por semana usar a Máscara Esfoliante Sébologie. É um ritual semanal que vai intensificar todo o tratamento ao desincrustar os poros, aclarar a pele e estimular a renovação celular.

 

Beijinhos e Bons Rituais de Beleza! :D

2 comentários

Comentar post