Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Ter | 22.08.17

Ritual Pós-Solar

Ignorar a necessidade de usar cuidados adaptados após a exposição solar é um dos erros mais frequentes no verão. Se querem ter uma pele bonita durante todo o ano devem adaptar os cosméticos às necessidades da pele ao longo do mesmo, e a época balnear é um desses casos.

Verão

 

Durante a exposição solar, a pele:

  • Perde água
  • É agredida pela radiação UV

 

Se essa exposição for demasiado prolongada ou mal protegida, a pele:

  • Inflama (escaldão)
  • Fica com as defesas comprometidas
  • Sofre alterações estruturais irreversíveis (fica mais flácida, mais espessa e mais escura)

 

Nao se esqueçam que as nossas células têm "memória". De cada vez que a pele sofre um escaldão, por exemplo, são formados milhares de radicais livres que atacam o DNA celular. As células vão sofrendo mutações agressão após agressão, chegando uma altura em que perdem o seu auto-controlo e tornam-se "selvagens", ou seja, cancerígenas. Portanto, para além de uma boa e regrada proteção solar, devemos aplicar bons cosméticos pós-solares com capacidade de reduzir estes danos e reparar a pele lesada.

 

Para além do sol, também há outros fatores aos quais expomos a nossa pele com frequência no verão que agravam estes danos: o sal e o cloro. São péssimos para a nossa pele! Com certeza já sentiram a pele toda a repuxar depois de um dia de praia ou de piscina, não já? E manchas brancas na pele a macular um bronze perfeito, alguém se acusa? Fungos no verão, alguém já apanhou? Pois bem, tudo isto é resutado de uma pele mal tratada. Há uma forma simples de reduzirmos estes danos e vocês já adivinharam qual é: um ritual pós-solar.

 

Ritual Pós-Solar:

Entre parêntesis indico as minhas marcas preferidas.

 

1) Já se devem ter aprecebido que o protetor solar é difícil de remover com o gel de banho normal, e quanto mais esfregamos a pele para o remover, maior o número de agressões a que estamos a sujeitar a nossa pele. Já basta todos os que falámos acima! Por isso, no banho, usem um Óleo de Banho (ex. Eucerin, Uriage) ou um Gel Duche Pós-solar (ex. Rene Furterer). Conforme a marca pode dar para lavar o corpo e também o rosto, mas se não der usem um Óleo Micelar de lavagem de rosto (ex. Martiderm). Os óleos de lavagem emulsionam melhor o protetor solar, removendo-o com facilidade, para além de não desidratarem tanto a pele, deixando-a mais suave e protegida.

Lavagem

 

2) Depois de sair do banho passem o rosto com um Tónico sem álcool (ex. Lierac) para neutralizar o calcário da água e devolver o normal pH à pele: vão sentir mais conforto e a pele vai absorver melhor os cosméticos que aplicarem a seguir. Depois do sol os cosméticos a aplicar no rosto têm de ter capacidade de reparar a pele dos danos solares, repôr a hidratação, desinflamar e refrescar: usem um bom After Sun de rosto sem álcool (ex. Lierac, Uriage). Uma dica: depois do tónico e antes do After Sun apliquem meia Amplôla Photo-age (Martiderm) - tem 15% de vitamina C pura, altamente antioxidante, que vai combater os radicais livres formados durante a exposição solar, reduzindo os danos na pele e prevenindo a acentuação do seu envelhecimento.

Rosto

  

3) No corpo apliquem também um After Sun (ex. Galènic, Lierac, Uriage) em vez de um "hidratante normal", pois só assim conseguirão manter a pele hidratada, protegida e confortável, bem como um bronze imaculado, sem manchas nem descamações. Graças às propriedades dos After Sun, referidas no ponto anterior, eles são ainda capazes de tratar escaldões com maior rapidez que qualquer pomada para queimaduras. E outra dica: não se esqueçam que a Água Termal (ex. Avène) pode ser a vossa melhor amiga durante o verão - refresca quando está muito calor ou quando a pele está escaldada, reforça a hidratação, apazigua vermelhidões e acalma desconfortos. Pulverizem o rosto e o corpo sempre que necessário e incluam-na no ritual pós-solar, após o Tónico e/ou após o After Sun.

Corpo

 

Cuidarmos de nós é amarmo-nos. Nestas férias relaxem a mente e o corpo, mas não nos cuidados convosco próprios.

 

Boas Férias e Bons Rituais! :)

2 comentários

Comentar post