Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Rosácea

01.03.23

A Rosácea é uma doença de pele inflamatória, crónica e evolutiva. Isto significa que (lamento informar) não tem cura e, se não for controlada com as medidas de prevenção e os produtos certos, tende a agravar!

Afeta o rosto e, por vezes, o pescoço, sendo mais frequente em mulheres entre os 30 e os 50 anos.

A Rosácea deve-se a um desequilíbrio ao nível dos capilares sanguíneos associada a alterações na permeabilidade da pele, que fica mais sujeita à perda de água e ao "ataque" dos agentes externos (sol, cosméticos, microorganismos...). Por este motivo ela é caracterizada por uma vermelhidão permanente ou transitória ("flush"), telangectasias (derrames) e/ou pápulas e pústulas (borbulhas com diferente etiologia do acne). Estas peles são sensíveis e reativas, com sensação de calor, picadas ou ardor e intolerância a determinados cosméticos.

 

A Rosácea é agravada por factores como:

  • Exposição à radiação UV / Sol (principal)
  • Ambientes secos e quentes
  • Mudanças de temperatura
  • Stress
  • Aplicação de cortisona
  • Cosméticos oclusivos (gordurosos) e irritantes
  • Alimentos quentes e picantes
  • Álcool

 

Como expliquei inicialmente, a Rosácea deve ser controlada para que não evolua. Por exemplo, conseguimos evitar o aparecimento de telangectasias ou pústulas quando temos apenas vermelhidão. Conseguimos até diminuir a vermelhidão, mesmo na presença de telangectasias! Para isso aqui ficam alguns conselhos.

 

Como prevenir o agravamento da Rosácea:

  • Evitem a exposição solar direta no rosto
  • Evitem ambientes quentes e secos (ex. saunas)
  • Evitem ares condicionados, álcool e comidas picantes
  • Não apliquem cortisonas no rosto
  • Adotem uma postura anti-stress no dia-a-dia (pratiquem meditação, yoga ou outro exercício físico em que consigam libertar-se da tensão acumulada, aprendam a gerir conflitos com os colegas de trabalho, chefes, clientes e familiares...)

 

Cosméticos a utilizar:

  • Água termal: apliquem sempre que sentirem desconforto cutâneo
  • Proteção solar 50+
  • Produtos de higiene sem álcool nem agentes irritantes
  • Cosméticos com texturas em gel ou fluido

Limpeza

 Exemplo de produto de limpeza (Fluido de Limpeza Roseliane, Uriage), água termal (Uriage) e discos de algodão sem costura no rebordo (Alvita).

 

Se a Rosácea não estiver controlada, toda a rotina deve ser realizada com produtos específicos para a Rosácea, ou então recomendados por um(a) especialista em skincare que saiba o que está a fazer. Só quando ela já estiver controlada é que poderão passar a fazer, por exemplo, anti-envelhecimento à noite. Existem várias marcas no mercado com linhas completas dedicadas a este problema, como a Lierac (Rosilogie)Uriage (Roseliane), Avène (Antirougeurs) e a Bioderma (Sensibio AR). A Martiderm e a Caudalie também têm produtos que funcionam muito bem, como o Arnika gel (com fator de proteção solar 30), o sérum Krono-age e o Vinosource Sorbet. O fundamental é na Rosácea é oferecer à pele muita água (extremamente importante, pois sem uma boa hidratação nenhum tratamento funciona), ingredientes calmantes e fugir do sol/calor intenso e direto!

Ritual Diário

 Exemplos de produtos de uso diário na Rosácea (não é para usar todos, é só uma amostragem dos produtos que existem no mercado adaptados a esta patologia de pele). Da esquerda para a direita: Caudalie Vinosource Sorbet, Uriage Roseliane, Martiderm Arnika gel (agora com fator de proteção solar 30 em vez de 50+), Martiderm Krono-age e Bioderma Sensibio AR.

 

Rituais de Beleza na Rosácea - Dicas:

  • Uma vez por semana façam uma máscara de hidratação no rosto e relaxem enquanto a deixam atuar (10 a 20 minutos). Normalmente antes de fazer uma máscara recomenda-se esfoliar a pele, mas na Rosácea pode ser contraproducente. Assim, para aumentar a penetração dos produtos, melhorar a eficácia do ritual de beleza e reforçar a pele e os vasos sanguíneos há a opção de usar um dermaroller com um protocolo específico que explico nas minhas sessões de Aconselhamento ou Mentoria, conforme a bio-individualidade de cada pessoa.
  • Quanto à limpeza, se optarem por um gel ou leite de limpeza que se remove com água, podem passar um tónico a seguir para neutralizar o calcário da água, reestabelecer o pH e devolver o conforto à pele, como o da Caudalie ou o da Ringana. Se optarem por uma água micelar ou outro produto que não seja necessário remover com água usem compressas de não tecido nas fases em que a pele está mais reativa. Nas fases de remissão podem usar discos de algodão brancos e sem costura no rebordo. Contudo, de forma geral prefiro a opção de limpeza com enxaguamento, pois costuma ser mais suava para a pele.
  • Como estas peles são reativas devem cingir-se a apenas uma marca (no máximo duas). Nada de grandes misturas a não ser por aconselhamento de profissionais de saúde que já tenham obtido resultados positivos com determinadas associações de produtos!
  • Outra questão muito importante: atenção à maquilhagem. É muito útil e, portanto, aconselhada para aumentar a auto-estima, mas deve ser sempre adaptada! Aconselho os CC cremes das linhas específicas de Rosácea (como o CC creme Roseliane da Uriage) ou a linha Couvrance da Avène, que tem proteção solar e é adaptada a peles sensíveis, intolerantes, com patologias de pele (como é o caso da Rosácea) ou sujeitas a intervenções cirúrgicas. A Avène Couvrance tem um stick corretor verde que é muito útil para neutralizar a vermelhidão (aplicar antes da base).

Complementos

 Exemplo de máscara de hidratação (Martiderm), protetores solares (Avène Fluido / Eucerin Matificante) e maquilhagem (Avène Couvrance Stick Corretor Verde e Base / CC Creme Roseliane, Uriage).

 

Quando não conseguimos estabilizar as formas pápulo-pustulosas da Rosácea apenas com cosméticos podemos recorrer ao uso de medicamentos tópicos. Estes são sujeitos a receita médica porque podem ser irritantes para a pele e mucosas, provocar fotossensibilidade e interferir com medicamentos. É o caso do Metroderme (metronidazol) e do Finacea (ácido azelaico). Em formas mais extensas ou graves associa-se a toma de medicamentos via oral, sendo sempre necessário nestes casos, não só prescrição médica, como também acompanhamento médico para detectar efeitos secundários ou falhas na terapêutica. Mas não se esqueçam do seguinte: a terapêutica oral sozinha não resulta, é sempre necessário usar os cosméticos adequados e evitar os fatores de agravamento acima referidos, bem como acalmar a inflamação desde o interior através da alimentação anti-inflamatória, gestão do stress e autocuidado (a verdade é que com uma abordagem holística à Rosácea não costuma sequer ser preciso recorrer à medicação).

 

Abordagem Holística na Rosácea:

1) Alimentação anti-inflamatória
2) Cosméticos adequados
3) Gestão do stress
4) Sono reparador
5) Intestino e digestão saudáveis
6) Redução da exposição a toxinas ambientais presentes em plásticos, detergentes, perfumes, pesticidas, tintas, etc...
7) Suplementação quando necessário
8) Mindset de amor e compromisso para com a cura

 

Até agora, dos casos de Rosácea que tenho acompanhado (uns só com vermelhidão, outros com telangectasias e outros ainda pápulo-pustulosos), nenhum precisou de medicamentos. Temos controlado tudo apenas com cosméticos, alimentação, boas rotinas/hábitos de estilo de vida e um compromisso a 100% com a saúde da pele e a compreensão de que a pele reflete o que se passa no nosso interior :)

Exemplo1

Exemplo clínico nº 1: 

Redução de vermelhidão e de pápulas apenas com cosméticos em 7 dias. Em casa foram aplicados os cosméticos aconselhados por mim no final da 1ª sessão. As fotos foram tiradas antes de darmos início à sessão, ou seja, ocorreu melhoria após receber apenas uma sessão de gabinete, associada à continuação do "ritual de beleza" em casa.

 

Exemplo2

Exemplo clínico nº 2: 

Redução de vermelhidão, pápulas e pústulas apenas com cosméticos (1 sessão de gabinete + "ritual de beleza" em casa adaptado). As fotos foram tiradas antes de darmos início à sessão e com um espaçamento de 2 meses, embora a utente tenha dado um feedback de melhoria da pele logo uns dias após a 1ª sessão.

 

Exemplo3

Exemplo clínico nº 3:

Redução de vermelhidão generalizada após 4 semanas (3 sessões de gabinete + "ritual de beleza" em casa adaptado).

 

Atenção! O diagnóstico de Rosácea deve ser feito por um profissional de saúde porque esta doença de pele pode facilemente ser confundida com outras que apresentam alguns sintomas semelhantates, nomeadamente a Dermite Seborreica, o Acne, o Lupus Eritematoso, Fotodermites ou Dermite de Contacto. Os tratamentos são diferentes em todas elas e algumas precisam mesmo de acompanhamento médico.

 

Acho que não me esqueci de falar de nada, mas se esqueci não hesitem em perguntar :)

Vejam aqui como vos posso ajudar.

 

Informação atualizada a: 01-03-2023 
Data de publicação original: 20-07-2016

272 comentários

Comentar post

Pág. 1/10