Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Rituais de Beleza

por Dra. Rita Belo Alves

Smoothie de Romã e Cacau

18.10.22

Smoothie de Romã e Cacau

Chegou a época das romãs e, ao contrário do ano passado, este ano a minha árvore está carregada de umas bem rechonchudas! Que benção! Gratidão, Mãe Natureza.

A cena das romãs é que são muito ácidas (pelo menos para o meu palato) e por isso não consigo comê-las assim à colherada. Mas também não faz mal porque a outra cena das romãs é que são extremamente versáteis na culinária. 😄

Em termos nutricionais a romã é um fruto muito interessante. Apresenta uma enorme concentração de substâncias com propriedades antioxidantes, sendo rica em polifenóis (antocianinas e taninos), com um potencial antioxidante quase três vezes superior ao vinho tinto e chá verde. Estes compostos são importantes na proteção das células e podem ter papel importante na saúde cardiovascular e na prevenção de alguns tipos de cancro. A romã apresenta baixo valor energético, sendo ainda fonte de fibra e rica em vitaminas e minerais, nomeadamente, carotenos, vitamina C, potássio e ferro (informação da DGS).

 

Já no que diz respeito ao cacau... bem, chocaólicos que se acusem! 👋
Olá, o meu nome é Rita e eu sou chocaólica. Ou cacauólica. 🤔

Para uma ação anti-inflamatória é importante que o chocolate tenha um teor em cacau superior a 85% e sem aditivos químicos (tipo adoçantes), leite nem açúcares refinados. Se for 100% cacau melhor, e se for cacau cru então temos os maiores benefícios do superalimento que é:

Antioxidante, antidepressivo, protetor cardiovascular, revigorante, promotor da longevidade, saciante, regulador do açúcar no sangue... Rico em magnésio, ferro, flavonóides (anti-inflamatórios), catequinas (antioxidantes), teobromina (estimulante natural), feniletilamina (uma espécie de anfetamina natural) e tiramina (precursora do triptofano, e este da serotonina, a hormona da felicidade).

Uau! Bem vistas as coisas, se queremos viciar-nos nalguma coisa que seja em cacau cru. 😅

 

ENTÃO AQUI FICA A RECEITA DELICIOSA DESTE SMOOTHIE DE ROMÃ E CACAU CRU:

1/2 copo de bebida vegetal (usei de amêndoa)
1/2 banana pequena congelada
1/2 romã (bagos)
1 colher de sopa de proteína vegetal (usei de ervilha)
1 punhado de espinafres crus
1 punhado de mirtilos (juntei ainda 4 ou 5 framboesas)
2 colheres de sopa de linhaça em pó
2 colheres de sopa de cacau cru em pó
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa de óleo de coco
canela q.b.
cubos de gelo ou gelo picado q.b.

 

Triturar tudo até ficar homogéneo e desfrutar deste poderoso néctar das Deusas.

 

PS - vai sempre ficar com alguma crocância por causa das sementes da romã trituradas, claro, mas não é nada do outro mundo; não precisas de coar nem nada, bebe-se muito bem assim mesmo, confia em mim. 😉

 

Este é um pequeno-almoço equilibrado, nutritivo, saciante e com baixo índice glicémico (sem sofrer alterações, pois cada ingrediente tem uma função única e propriedades complementares aos restantes), fantástico mesmo para quem sofre de Diabetes, Síndrome dos Ovários Poliquísticos, Acne, Rosácea, desequilíbrios Hormonais, problemas de Tiróide, Anemia, Fibromialgia, Depressão ou qualquer doença de componente inflamatória.

 

Desfrutem! 😘