Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Ter | 23.04.19

Stress: 3 Estratégias Da Mente Para o Reduzir

stress2.png

 

O stress é hoje em dia o inimigo público nº 1. Ao originar uma resposta inflamatória generalizada no nosso organismo afeta todos os órgãos e é por isso considerado um factor de risco para inúmeras doenças, incluindo de pele, como Enfarte, Cancro e Rosácea.

 

Embora possa ser gerado por fatores externos (trabalho, família, sociedade, horários a cumprir, situações a resolver...), é a nossa mente que lhe dá permissão para permanecer, mesmo que de forma inconsciente.  Já observaram como é que a vossa mente reage ao stress? E qual o comportamento que ela acaba por gerar?

 

As nossas emoções e pensamentos influenciam o nosso comportamento. Estejam atentos aos vossos pensamentos e emoções numa situação de stress e analisem-nos de uma perspectiva exterior. Quando vemos as coisas do lado de fora parece tudo mais simples de resolver e a nossa atitude perante um obstáculo muda, transformando-o num desafio! ;)

 

Como vêm temos o poder de reduzir o stress emocional, psicológico e físico através da nossa mente. Deixo-vos aqui as estratégias que descobri serem mais eficazes comigo para vos poder ajudar a ultrapassar cada um deles.

 

3 Estratégias da Mente para Reduzir o Stress:

1) Stress Emocional: Estratégia - Detox Mental. Não reclamar, não criticar, não julgar, perdoar. Para isso temos de estar atentos aos nossos pensamentos e emoções. Quando nos apanhamos a reclamar, criticar ou julgar, reduzimos a carga emocional negativa associada e afastamo-nos desse pensamento. Assim libertamo-nos rapidamente do stress gerado e evitamos que se acumule na nossa mente, no nosso corpo e na nossa resposta comportamental. O perdão tem o mesmo efeito purificador.

2) Stress Psicológico: Estratégia - Aqui e Agora. Afastar o cronómetro e estar simplesmente presente. Impomos a nós próprios uma infinidade de tarefas para realizar num período limitado de 24h e depois ficamos stressados por não conseguirmos concluir esta missão impossível. Primeiro, o tempo é apenas um conceito criado pela nossa mente. Acham que, por exemplo, os passarinhos trabalham das 9h às 19h e às 13h vão todos almoçar? Eles não têm o conceito do tempo como nós e vivem livres de stress :) Há certos horários que têm de ser cumpridos, mas outros impomo-nos a nós próprios. Fazemos tudo à pressa para passar à tarefa seguinte. Estamos constantemente a fazer uma coisa e a pensar noutra e raramente vivemos no presente, por isso parece que o tempo voa. Ao tomar banho ficamos a pensar no que fazer para o jantar e que não nos podemos esquecer de deixar os bifes a descongelar... Não podemos simplesmente usufruir do calor da água que nos relaxa os músculos e dos aromas deliciosos das nossas máscaras e champôs? Escolham viver no presente. Também temos de ser realistas com as nossas listas de tarefas, aprender a delegar e a deixar para depois (há coisas que não são assim tão importantes como a importância que a gente lhe dá... o que de pior pode acontecer se os bifes ficarem no congelador? qual o grau de gravidade disso?).

3) Stress Físico: Estratégia - Meditação. Quando se sentem fisicamente stressados (maxilar ou ombros tensos, cansaço físico, dificuldade em adormecer), experimentem fazer esta curta e simples meditação: Parem o que estão a fazer e respirem fundo algumas vezes até o coração desacelerar. Escolham uma posição confortável e, se for oportuno, fechem os olhos. Imaginem uma onda de relaxamento a escorrer desde o topo da vossa cabeça, couro cabeludo, testa, olhos, maxilar, língua, pescoço, ombros, braços, mãos e dedos das mãos, peito, barriga, costas, nádegas, coxas, joelhos, pernas, tornozelo, calcanhares e pés até chegar aos dedos dos pés. No final vão sentir-se como novos ;)

 

Tal como convosco, o stress é uma constante no meu dia-a-dia. A libertação do stress através do exercício físico também funciona muito bem, mas é uma estratégia que nem todos temos oportunidade de colocar em prática diariamente. Estas formas de descompressão mental podem e devem ser feitas em qualquer momento ou local. Partilho-as convosco pois até agora são as estratégias que mais me têm ajudado. Espero sinceramente ajudar-vos também com elas :)

Bom Relaxamento!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.