Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Rituais de Beleza

por Rita Alves

Ter | 29.11.16

Stress e Descamação no Rosto - É Dermite Seborreica?

Dermite Seborreica

Se te identificas com alguma destas imagens, mesmo que de uma forma menos agressiva, fica a saber que tens Dermite Seborreica. Esta patologia de pele é frequente, muita gente tem e nem sequer sabe... Portanto não te sintas mal - não és o único!

Trata-se de uma dermatose crónica (ou seja, vai acompanhar-te o resto da vida, embora haja períodos de remissão e de crise) com inflamação provocada por fungos do género Malassezia e caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, sem comichão, nas zonas do rosto onde há maior produção de oleosidade: sulco nasolabial, abas do nariz, pavilhão auricular, sobrancelhas e pálpebras. Mas não se deixem enganar pela palavra "oleosidade": peles secas também podem sofrer de Dermite Seborreica pois não deixam de ter glândulas sebáceas! Outra situação comum é uma pessoa ter Rosácea e Dermite Seborreica simultâneamente.

 

As crises surgem devido a:

  • Stress (principal fator)
  • Alterações de temperatura
  • Aplicação de cosméticos oclusivos
  • Exposição solar, em alguns casos

 

Como evitar as crises:

  • Controlar o stress no dia-a-dia
  • Usar cosméticos suaves e oil-free
  • Usar protetor solar (textura fluida ou oil-free)
  • Reforçar a hidratação e a renovação celular da pele

Ritual Diário

Exemplo de Ritual de Beleza Diário para uma pele com Dermite Seborreica:

A limpeza deverá ser realizada de acordo com o tipo de pele, sempre com produtos de higiene suaves. Após lavar o rosto, pulverizá-lo com a água de uva bio; de seguida aplicar o vinosource sérum e depois o vinoperfect de dia ou o vinosource sorbet à noite. Não esquecer do protetor solar durante o dia.

Ritual Semanal

Exemplo de Ritual de Beleza Semanal para uma pele com Dermite Seborreica:

Após lavar o rosto, fazer o esfoliante e a máscara hidratante Martiderm (poderão usar a máscara purificante nas alturas em que a vossa pele está mais oleosa). Finalizar com os produtos de beleza diários acima referidos. Uma alternativa ao sérum da caudalie é o sérum krono-age da Martiderm.

 

Como tratar as crises:

  • Lavar com um gel de limpeza suave
  • Aplicar localizadamente um produto de tratamento que elimine as escamas, reduza a vermelhidão, repare a barreira cutânea, regule a produção sebácea e controle a proliferação fúngica

SOS Crises

Exemplo de Cuidados a aplicar nas Crises de Dermite Seborreica:

Lavar o rosto com o gel micelar da Martiderm e aplicar localizadamente o kelual DS da Ducray nas zonas descamativas de manhã e à noite 2X/dia durante 2 semanas (no resto do rosto aplicar os cuidados de beleza diários anteriormente referidos). Como manutenção aplicar este produto 2X/semana nas zonas onde costumam surgir as crises, mesmo que esteja em fase de remissão. Se a crise afetar a maior parte do rosto é preferível aplicarem o kerium DS da La Roche Posay (pele seca) ou a emulsão DS da Uriage (pele mista a oleosa) em todo o rosto, de manhã e à noite até a crise passar. Não se esqueçam de aplicar o protetor solar de seguida durante o dia.

 

Com estas dicas vão conseguir controlar as vossas crises descamativas e passar a maior parte do tempo em período de remissão, de forma que nem se vão lembrar que têm Dermite Seborreica ;)

8 comentários

Comentar post