Top 4 Marcas de Clean Beauty
Hoje venho revelar-vos as minhas 4 marcas Clean Beauty favoritas, e os 3 produtos que mais gosto dentro de cada uma delas. Quem está entusiasmad@ para esta grande revelação? :D
Mas antes disso, o que é afinal este conceito de Clean Beauty?
A tradução literal para o português é "Beleza Limpa", ou seja, beleza não tóxica. São cosméticos e produtos para a pele isentos de ingredientes sintéticos nem químicos potencialmente prejudiciais para a nossa saúde nem para o ambiente. Trata-se de uma opção mais ecológica, sustentável e saudável.
(Neste post podes ler mais sobre ingredientes potencialmente prejudiciais nos cosméticos e o motivo pelo qual eu deixei de os usar.)
As Minhas Favoritas - TOP 4:
1) Caudalie
Foi a primeira marca que introduzi na Farmácia quando comecei a trabalhar, em 2011. Na altura não se falava noutra coisa, era a referência de naturalidade e sustentabilidade no mercado, e sinto-a como pioneira e revolucionária deste conceito de beleza no nosso país.
A história da marca começa em Bordéus, no coração das vinhas do Château Smith Haut Lafitte, com os polifenóis da grainha da uva, antioxidantes altamente poderosos, como base das suas formulações cosméticas. Desde então a marca cresceu e criou a sua carta de princípios de Cosm'ética: o Manifesto de Cosm'ética Sustentável Caudalie. O compromisso: fórmulas o mais naturais possível, garantindo eficácia e sensorialidade, e devolver à terra um pouco do que ela nos dá todos os dias. Contribui com 1% das suas vendas mundiais ao financiamento de projetos de reflorestação, tendo já plantado e protegido mais de 4 milhões de árvores no planeta.
Para mim os únicos senãos são:
- o ácido salicílico presente nalguns produtos da gama da Acne, por ser um potencial disruptor endócrino;
- as fragrâncias presentes em alguns produtos, ainda que naturais (com as reformulações recentes que a marca fez esta questão melhorou bastante, tendo sido removidas as que têm maior potencial irritante, mas quem tem alergias às fragrâncias no geral poderá não tolerar, pelo que deve ler a lista de ingredientes).
Confesso que tenho imensos favoritos, pelo que foi difícil reduzir a lista a apenas 3! Depois de muita ponderação lá me decidi - estes são os 3 produtos Caudalie que considero must-have:
1) Sérum Vinergetic C+: com ácido hialurónico, polifenóis da grainha da uva e vitamina C estabilizada para preservar a sua ação no tempo e ficar ainda mais biodisponível (ou seja, penetrar facilmente na pele e libertar todo o seu poder com maior eficácia); pelos ingredientes conseguem perceber porque é que o adoro: tem ação hidratante, regeneradora, antioxidante, anti-envelhecimento, anti-fadiga e anti-manchas; é fresco e não tem perfume nem óleo na sua composição, pelo que é muito bem tolerado por todos os tipos e estados de pele, mesmo peles mais sensíveis, com acne ou rosácea.
2) Contorno de olhos Premier Cru: tenho de começar por aqui - adoro este contorno dos olhos pelos seus nácares iluminadores de origem 100% natural que reduzem instantaneamente a visibilidade de rugas, papos e olheiras, como um Photoshop natural; além disso inclui também na sua composição viniferina, com ação anti-manchas, sendo um dos únicos contornos de olhos que conheço que têm esta ação (a maioria dos anti-manchas não deve ser aplicado no contorno dos olhos, pelo que quem tem manchas nesta zona, como eu, encontra aqui uma autêntica dádiva); a sua textura está mesmo no ponto, nem é demasiado espesso nem demasiado líquido, hidratando muito bem, e a sua ponta massajadora descongestiona e alisa; também não tem fragrância na sua composição.
3) Creme de mãos Vinotherapist: o meu creme de mãos favorito de sempre - é rapidamente absorvido, não fica a escorregar nem a colar, desaparece por completo deixando apenas a pele naturalmente hidratada e confortável, não arde e tem um cheiro suave delicioso (a mim cheira-me a gomas xD).
2) Pranarom
Embora não seja uma marca de cosméticos mas sim de aromaterapia científica, muitos dos seus produtos têm aplicação ao nível da pele com inúmeros benefícios. O melhor é que todos os óleos vegetais e essenciais são 100% puros e biológicos, produzidos a partir de plantas cultivadas de forma biológica e sustentável. Os primeiros são extraídos por prensão a frio e os segundos por arrastamento a vapor, e são quimiotipados. Isto dá-nos uma valiosíssima grantia de qualidade, pois sabemos que todas as suas propriedades benéficas são preservadas até chegarem às nossas mãos.
A marca aposta na educação sobre a utilização destes óleos e na venda apenas em establecimentos com profissionais de saúde que receberam formação acerca dos mesmos, para garantir uma maior segurança na sua utilização. Isto porque os óleos essenciais e vegetais são extremamente ativos e têm "regras" de aplicação, bem como indicações e contra-indicações para diversas situações de saúde. Por exemplo, uns não devem ser aplicados diretamente na pele, outros estão contra-indicados na gravidez.
Esta foi mais uma das marcas que implementei na Farmácia enquanto lá trabalhei à qual me rendi, não só pelos óleos individuais nem pela aplicação cutânea, mas por todos os produtos das várias gamas, desde cápsulas para toma oral a misturas para difusão ambiente.
Os meus 3 produtos Pranarom favoritos para uso cutâneo:
1) Óleo vegetal de Amêndoas doces: é o que estou a usar para hidratar o corpo depois do banho; espalha-se bem na pele húmida, não deixa a pele gordurosa nem a cheirar a batata frita porque é prensado a frio e mantem as suas qualidades naturais (se um óleo deixa cheiro a batata frita é porque está oxidado, ou seja, rançou); é o óleo vegetal suavizante e protetor por excelência, recomendado também na gravidez e em bebés, podendo ainda ser usado como desmaquilhante de olhos.
2) Óleo essencial de Árvore do chá: como potente antimicrobiano de largo espetro (bactérias, fungos, parasitas e vírus) e estimulante imunitário, este óleo pode ser usado em múltipas afeções de pele (e não só); pode ser aplicado puro ou diluído, embora seja sempre mais seguro diluir, principalmente para quem nunca usou antes; gosto muito de o usar para a Acne corporal, diluído no gel de banho; está contra-indicado nos primeiros 3 meses de gravidez.
3) Óleo vegetal de Cominho preto: uma pérola da natureza, este óleo vegetal tem uma forte ação anti-inflamatória, imunoestimulante, cicatrizante e antioxidante, ótimo para quem tem Acne, Rosácea, Eczema ou Psoríase, e ainda como preventivo do envelhecimento; reza a história que já no antigo Egipto Maomé dizia que este óleo "cura tudo, exceto a morte".
3) Etat Pur
A abordagem da Etat Pur é minimalista: dar apenas à pele o que ela necessita, nem mais nem menos. Por isso cada princípio ativo é vendido isoladamente sob a forma de sérum, para que possa ser colocado apenas nas zonas que dele necessitam. A marca inspira-se no funcionamento natural da pele para criar fórmulas com uma perfeita afinidade com ela. Os seus valores de transparência, segurança e responsabilidade ambiental cativaram a minha confiança.
Mais uma vez os únicos senãos são:
- o ativo puro de ácido salicílico, por ser um potencial disruptor endócrino;
- as fragrâncias presentes em alguns produtos (os ativos puros não têm).
Novamente é uma questão de ter atenção à lista de ingredientes caso tenhas alergias às fragrâncias.
Os meus 3 favoritos Etat Pur:
1) Ativo puro de Ácido hialurónico: com moléculas de ácido hialurónico de baixo e alto peso moleculares atua tanto na hidratação e reparação da pele como na firmeza e anti-envelhecimento.
2) Gel de limpeza purificante: lava maravilhosamente bem a pele sem a deixar secar, o que por vezes é difícil encontrar; uma gota do tamanho de uma ervilha rende para todo o rosto e pescoço, pelo que dura bastante tempo, o que o torna muito económico.
3) Ativo puro de Resveratrol: proveniente dos ramos da videira, este resveratrol é um poderoso antioxidante que protege a pele das agressões externas associadas ao envelhecimento e promove a longevidade das células, prevenindo os sinais de envelhecimento como as rugas; além disso tem ainda ação despigmentante, ótimo para quem tem manchas castanhas (ou tendência), atuando por supressão da oxidação de L-tirosina pela tirosinase.
4) Ringana
Esta conheci mais recentemente através de uma parceira da marca que ma apresentou, a Vera. Ao início fiquei um pouco reticente, porque de todas as marcas que se vendem fora da farmácia que me foram apresentadas, não houve nenhuma que incluisse todos os critérios Clean Beauty. Por isso a Ringana surpreendeu-me pela positiva. Orgulham-se de produzir produtos frescos, isto é, sem conservantes, produzindo apenas pequenos lotes para não haver desperdício, de usar princípios ativos de elevada qualidade e da sua estratégia de sustentabilidade para com o ambiente.
O único senão são as fragrâncias potencialmente alergénicas e irritantes, ainda que naturais, como o citronelol e o geraniol, presentes nalguns cosméticos - quem tem uma grande sensibilidade ou alergias poderá não tolerar. Felizmente não estão presentes em todos os produtos, por isso é uma questão de analisar a lista de ingredientes.
Visto ser uma marca multinível, é adquirida não em estabelecimentos físicos mas sim através de uma pessoa parceira da marca (no meu caso a Vera) e online.
De notar que a marca tem outros produtos além de cosméticos, mas não os analisei ao ponto de os recomendar. Aqui refiro-me apenas aos cosméticos.
Os 3 produtos Ringana que já entraram na minha lista de favoritos:
1) Fresh Cleanser: é um leite de limpeza com enxaguamento que limpa e desmaquilha a pele sem fazer espuma, deixando-a super suave e protegida.
2) Tonic Pure: quando apliquei este tónico pela primeira vez pensei "o que é que aconteceu aqui?!" - confesso que me surpreendeu bastante pela positiva, pois foi o único produto até à altura capaz de reduzir instantaneamente a vermelhidão e inflamação das borbulhas e marcas de Acne... Fiquei fã! É ótimo para pele oleosa e acneica, pois tem ainda ação reguladora da produção sebácea, antioxidante e hidratante, ou seja, além de proteger a pele e reduzir a sua oleosidade ainda a mantém hidratada e confortável.
3) Tonic Calm: este tónico é ótimo para quem tem a pele sensível e com vermelhidão, pois acalma, refresca e atenua a vermelhidão de imediato; tem ainda probióticos que mantêm a saúde da pele e a protegem contra agressores ambientais, e ingredientes que promovem a sua hidratação e equilíbrio do pH natural.
E tu, já conhecias alguma destas marcas?
Qual destes produtos te deixou mais curios@ para experimentar?
Seja qual for, será uma ótima escolha ;)
Bons Rituais de Beleza!